Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44842Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Maldonado, Luana Cardoso | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-14T17:18:13Z | - |
| dc.date.available | 2025-02-14T17:18:13Z | - |
| dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
| dc.identifier.citation | MALDONADO, L. A monitoria e a prática investigativa no ensino de Bioquímica: uma abordagem em Lipídeos. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44842 | - |
| dc.description.abstract | The aim of this work was to investigate the motivations of students when looking for tutoring and their interest in an investigative approach as a teaching-learning method in Biochemistry. This strategy was testing in a practice in Biochemistry, following stages such as probing the problem in the tutoring, applying the investigative methodology in Lipids practices and discussing the observations during the execution of the stages and their prospects for a better learning process. The results of the work demonstrated the importance of academic tutoring for the students who tutor and those who are tutored, as well as highlighting investigative practice as a promising method for students who cannot attend tutoring, as well as a complement or even an adjunct to the traditional practical class script, seeking to validate the efficiency of this method in building knowledge, developing autonomy and communication, investigation and critical thinking skills. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Ensino/Teaching | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas/Problem-based learning | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Superior/Higher Education | pt_BR |
| dc.title | A monitoria e a prática investigativa no ensino de Bioquímica: uma abordagem em Lipídeos | pt_BR |
| dc.title.alternative | Monitoring and investigative practice in biochemistry teaching: an approach to lipids | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Rezende, Alexandre Azenha Alves de | - |
| dc.contributor.advisor1 | Calábria, Luciana Karen | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5894293638314281 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Sales Amaral, Tiago | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2295345372533795 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Rodrigues Alves de Moraes, Viviane | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0884135674090874 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2779562399052109 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O trabalho visou investigar as motivações dos/as estudantes na procura da monitoria e qual seria o interesse desse público em uma abordagem investigativa como método de ensino e aprendizagem em Bioquímica, testando esta estratégia em uma prática de Lipídeos em Bioquímica, seguindo etapas, como a sondagem do problema na monitoria, a aplicação da metodologia investigativa nas práticas de Lipídeos e a discussão das observações durante a execução das etapas e suas perspectivas para um processo de aprendizagem mais efetivo. Os resultados do trabalho demonstraram a importância da monitoria acadêmica para os/as estudantes que monitoram e os/as que são assistidos/as, além de evidenciar a prática investigativa como um método promissor para estudantes que não podem frequentar a monitoria, bem como complementar ou até adjunto do roteiro tradicional de aula prática, buscando validar a eficiência deste método na construção do conhecimento, desenvolvimento da autonomia e de habilidades de comunicação, investigação e pensamento crítico. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 38 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA::QUIMICA DE MACROMOLECULAS | pt_BR |
| dc.embargo.terms | O trabalho de conclusão de curso foi submetido à revista de Ensino de Bioquímica e aguarda avaliação dos revisores. | pt_BR |
| dc.description.embargo | 2026-10-25 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MonitoriaPraticaInvestigativa.pdf Hasta 2026-10-25 | 2.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons