Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44842
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMaldonado, Luana Cardoso-
dc.date.accessioned2025-02-14T17:18:13Z-
dc.date.available2025-02-14T17:18:13Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.identifier.citationMALDONADO, L. A monitoria e a prática investigativa no ensino de Bioquímica: uma abordagem em Lipídeos. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44842-
dc.description.abstractThe aim of this work was to investigate the motivations of students when looking for tutoring and their interest in an investigative approach as a teaching-learning method in Biochemistry. This strategy was testing in a practice in Biochemistry, following stages such as probing the problem in the tutoring, applying the investigative methodology in Lipids practices and discussing the observations during the execution of the stages and their prospects for a better learning process. The results of the work demonstrated the importance of academic tutoring for the students who tutor and those who are tutored, as well as highlighting investigative practice as a promising method for students who cannot attend tutoring, as well as a complement or even an adjunct to the traditional practical class script, seeking to validate the efficiency of this method in building knowledge, developing autonomy and communication, investigation and critical thinking skills.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino/Teachingpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas/Problem-based learningpt_BR
dc.subjectEnsino Superior/Higher Educationpt_BR
dc.titleA monitoria e a prática investigativa no ensino de Bioquímica: uma abordagem em Lipídeospt_BR
dc.title.alternativeMonitoring and investigative practice in biochemistry teaching: an approach to lipidspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rezende, Alexandre Azenha Alves de-
dc.contributor.advisor1Calábria, Luciana Karen-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5894293638314281pt_BR
dc.contributor.referee1Sales Amaral, Tiago-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2295345372533795pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues Alves de Moraes, Viviane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0884135674090874pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2779562399052109pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho visou investigar as motivações dos/as estudantes na procura da monitoria e qual seria o interesse desse público em uma abordagem investigativa como método de ensino e aprendizagem em Bioquímica, testando esta estratégia em uma prática de Lipídeos em Bioquímica, seguindo etapas, como a sondagem do problema na monitoria, a aplicação da metodologia investigativa nas práticas de Lipídeos e a discussão das observações durante a execução das etapas e suas perspectivas para um processo de aprendizagem mais efetivo. Os resultados do trabalho demonstraram a importância da monitoria acadêmica para os/as estudantes que monitoram e os/as que são assistidos/as, além de evidenciar a prática investigativa como um método promissor para estudantes que não podem frequentar a monitoria, bem como complementar ou até adjunto do roteiro tradicional de aula prática, buscando validar a eficiência deste método na construção do conhecimento, desenvolvimento da autonomia e de habilidades de comunicação, investigação e pensamento crítico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA::QUIMICA DE MACROMOLECULASpt_BR
dc.embargo.termsO trabalho de conclusão de curso foi submetido à revista de Ensino de Bioquímica e aguarda avaliação dos revisores.pt_BR
dc.description.embargo2026-10-25-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MonitoriaPraticaInvestigativa.pdf
  Hasta 2026-10-25
2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons