Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44842
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2026-10-25
Título: A monitoria e a prática investigativa no ensino de Bioquímica: uma abordagem em Lipídeos
Título(s) alternativo(s): Monitoring and investigative practice in biochemistry teaching: an approach to lipids
Autor(es): Maldonado, Luana Cardoso
Primeiro orientador: Calábria, Luciana Karen
Primeiro coorientador: Rezende, Alexandre Azenha Alves de
Primeiro membro da banca: Sales Amaral, Tiago
Segundo membro da banca: Rodrigues Alves de Moraes, Viviane
Resumo: O trabalho visou investigar as motivações dos/as estudantes na procura da monitoria e qual seria o interesse desse público em uma abordagem investigativa como método de ensino e aprendizagem em Bioquímica, testando esta estratégia em uma prática de Lipídeos em Bioquímica, seguindo etapas, como a sondagem do problema na monitoria, a aplicação da metodologia investigativa nas práticas de Lipídeos e a discussão das observações durante a execução das etapas e suas perspectivas para um processo de aprendizagem mais efetivo. Os resultados do trabalho demonstraram a importância da monitoria acadêmica para os/as estudantes que monitoram e os/as que são assistidos/as, além de evidenciar a prática investigativa como um método promissor para estudantes que não podem frequentar a monitoria, bem como complementar ou até adjunto do roteiro tradicional de aula prática, buscando validar a eficiência deste método na construção do conhecimento, desenvolvimento da autonomia e de habilidades de comunicação, investigação e pensamento crítico.
Abstract: The aim of this work was to investigate the motivations of students when looking for tutoring and their interest in an investigative approach as a teaching-learning method in Biochemistry. This strategy was testing in a practice in Biochemistry, following stages such as probing the problem in the tutoring, applying the investigative methodology in Lipids practices and discussing the observations during the execution of the stages and their prospects for a better learning process. The results of the work demonstrated the importance of academic tutoring for the students who tutor and those who are tutored, as well as highlighting investigative practice as a promising method for students who cannot attend tutoring, as well as a complement or even an adjunct to the traditional practical class script, seeking to validate the efficiency of this method in building knowledge, developing autonomy and communication, investigation and critical thinking skills.
Palavras-chave: Ensino/Teaching
Aprendizagem baseada em problemas/Problem-based learning
Ensino Superior/Higher Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA::QUIMICA DE MACROMOLECULAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MALDONADO, L. A monitoria e a prática investigativa no ensino de Bioquímica: uma abordagem em Lipídeos. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44842
Data de defesa: 25-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MonitoriaPraticaInvestigativa.pdf
  Até 2026-10-25
2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons