Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44831
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-5775-4318
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2026-11-22
Título: Processo de Criação em Teatro de Objetos: Cena “Flor, Telefone, Moça”
Título (s) alternativo (s): Creation Process in Object Theater: “Flor, Telefone, Moça” Scene
Autor: Faleiros, Camila de Mattos
Primer orientador: Santos, Rosimeire Gonçalves dos
Primer coorientador: Piragibe, Mário Ferreira
Primer miembro de la banca: Freitas Filho, Welerson
Segundo miembro de la banca: Araújo, Valéria Gianecchini
Resumen: O presente trabalho buscou apresentar conceitos do Teatro de Objetos e organizar um memorial artístico do processo de criação da cena “Flor, Telefone, Moça”, baseada em um conto homônimo de Carlos Drummond de Andrade. O percurso aqui relatado compreende as etapas: aprendizado sobre características do Teatro de Objetos, o qual foi por meio de atividades práticas em sala de aula do componente curricular “Atuação Narrativas” doCurso de Graduação em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia; seleção de um texto narrativo e dos objetos a serem utilizados em cena; disposição dos objetos no palco (mesa); construção da relação entre os personagens, os objetos, a narração e a atriz em cena. Foi realizada também uma correlação entre os elementos presentes na cena e a teoria sobre Teatro de Objetos.
Abstract: This paper aims to present concepts of the Object Theater and organize an artistic memorial on the creation process of the scene “Flor, Telefone, Moça”, based on a homonymous short story by Carlos Drummond de Andrade. The process described here includes the following steps: learning about the characteristics of the Object Theater, done through practical activities in the classroom of the curricular component “Narrative Acting” of the Undergraduate Course in Theater at the Federal University of Uberlândia; selection of a narrative text and the objects used in the scene; arrangement of the objects on the stage (table); relationship building between the characters, the objects, the narration and the actress on stage. A correlation was also made between the elements present in the scene and the theory of Object Theater.
Palabras clave: narrativas; processo de criação cênica; Teatro de Objetos
narratives, cenic creation process, Object Theater
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FALEIROS, Camila de Mattos. Processo de Criação em Teatro de Objetos: Cena “Flor, Telefone, Moça”. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44831
Fecha de defensa: 22-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Teatro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProcessodeCriaçãoemTeatro.pdf
  Hasta 2026-11-22
955.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons