Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44828
Document type: Memorial
Access type: Acesso Aberto
Title: Caminhos trilhados e experiências construídas na psicologia escolar - entrelaçando fios e histórias
Alternate title (s): Paths taken and experiences built in school psychology - intertwining threads and stories
Author: Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim
First member of the Committee: Lima, Lucianna Ribeiro de
Second member of the Committee: Ribeiro, Elisa Antônia
Third member of the Committee: Andrade, Joana EI-Jaick
Fourth member of the Committee: Oliveira, Sírley Cristina
Summary: Formada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1997, atuo há 27 anos na área escolar, tendo vivenciado experiências em escolas regulares e de educação especial, públicas e particulares. Desde 2006, trabalho no Colégio de Aplicação Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp Eseba/UFU) como docente e psicóloga escolar, realizando ações no ensino, na pesquisa, na extensão e gestão. Investigar as possíveis contribuições da Psicologia Escolar e Educacional na prática docente e atuar nessa perspectiva colaborativa compõem a minha trajetória como psicóloga escolar e pesquisadora da área, tendo sido alvo de estudos, pesquisas, projetos e publicações. No presente Memorial, elaborado para o processo de avaliação de desempenho acadêmico para acesso à classe Titular da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), apresento meu percurso profissional no CAp Eseba/UFU, espaço esse que contribui para a minha constituição e permanente transformação como pessoa e profissional da Área de Psicologia Escolar. Tenho ciência de que todas as experiências vividas nessa escola (e também fora dela) repercutem diretamente em meu desenvolvimento e formação humana. Trago em meu relato as vivências com diversas pessoas queridas, companheiras de percurso com quem tive a oportunidade de construir formas de interação e possibilidades de atuação que colaborem com o desenvolvimento humano dos diferentes sujeitos com os quais lidamos cotidianamente, respeitando suas singularidades e especificidades. Nos caminhos trilhados, e por meio das experiências construídas na Psicologia Escolar, sigo entrelaçando os fios de minha história pessoal e profissional, buscando deixar minha marca e contribuição nos espaços em que participo e, dialeticamente, sendo marcada pelas infinitas aprendizagens vividas e experimentadas com os diferentes sujeitos que caminham comigo nesse percurso complexo da Psicologia, da Educação e da Vida.
Abstract: Graduated in Psychology from the Federal University of Uberlândia in 1997, I have worked in the school area for 27 years, having had experience in regular and special education schools, both public and private. Since 2006, I have worked at the Colégio de Aplicação Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp Eseba/UFU) as a teacher and school psychologist, carrying out actions in teaching, research, extension and management. Investigating the possible contributions of School and Educational Psychology to teaching practice and working in this collaborative perspective make up my trajectory as a school psychologist and researcher in the area, having been the subject of studies, research, projects and publications. In this Memorial, prepared for the process of evaluating academic performance for access to the Tenured class of the Teaching Career of Basic, Technical and Technological Education (EBTT), I present my professional career at CAp Eseba/UFU, a space that contributed to my constitution and permanent transformation as a person and professional in the Area of ​​School Psychology. I am aware that all the experiences I have had at this school (and also outside of it) have a direct impact on my development and human formation. In my report, I bring together experiences with several dear people, companions on this journey with whom I had the opportunity to build forms of interaction and possibilities for action that contribute to the human development of the different subjects with whom we deal on a daily basis, respecting their singularities and specificities. Along the paths I have taken, and through the experiences I have gained in School Psychology, I continue to weave together the threads of my personal and professional history, seeking to leave my mark and contribution in the spaces in which I participate and, dialectically, being marked by the infinite learning experiences I have experienced with the different subjects who walk with me on this complex journey of Psychology, Education and Life.
Keywords: Psicologia Escolar
Atuação
Desenvolvimento Profissional
Formação Humana
School Psychology
Acting
Professional Development
Training Human
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Professores universitários - Formação
Educação básica - Uberlândia (MG)
Psicologia escolar - Uberlândia (MG)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim. Caminhos trilhados e experiências construídas na psicologia escolar - entrelaçando fios e histórias. 2024. 195 f. Memorial Acadêmico (Promoção à classe de E Professor Titular - ESEBA) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5524.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5524
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44828
Date of defense: 17-Jan-2025
Appears in Collections:Memorial Descritivo - Escola de Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaminhosTrilhadosExperiências.pdfMemorial38.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons