Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44772
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-8136-3944
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A influência das redes sociais e seu uso como arma política: a construção midiática do governo Trump nos anos de 2015 a 2020
Author: Domingues, Larissa Carvalho Araujo e
First Advisor: Castilho, Alessandra Beber
First member of the Committee: Prado, Débora Figueiredo Mendonça
Second member of the Committee: Amaral, Tatiane Moura
Summary: Com a difusão da internet e das redes sociais, o uso dos meios de comunicação para influência em massa se transformou e se ampliou. Este trabalho busca analisar de que forma as mídias sociais influenciam a opinião pública, tendo como base principal a campanha política de Donald Trump de 2015, desde sua candidatura até o final de seu mandato como presidente dos Estados Unidos. Para isso, a pesquisa passará pelo histórico de influência das mídias na população, pela construção midiática trumpista, o uso das fake news e do discurso de ódio, que culminaram na mobilização da supremacia branca e direitista norte-americana. Com isso, iremos observar o poder das redes sociais na sociedade e no Estado, em como elas foram capazes de influenciar as eleições estadunidenses de 2016, e as estratégias digitais de Donald Trump para fidelizar seus apoiadores durante o mandato.
Abstract: With the spread of the internet and social media, the use of media for mass influence has transformed and expanded. This paper aims to analyze how social media influences public opinion, focusing on Donald Trump's political campaign in 2015 from his candidacy to the end of his term as President of the United States. The research will explore the history of media influence on the public, how Trump’s media presence was built, the use of fake news and hate speech, which led to the mobilization of American white supremacy and right-wing groups. This study aims to show the power of social networks in society and government, looking at how they influenced the 2016 U.S. elections and the digital strategies Donald Trump used to keep his supporters engaged during his term.
Keywords: Influência midiática
Donald Trump
Redes sociais
Opinião Pública
Fake news
Media influence
Social media
Public opinion
Area (s) of CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: DOMINGUES, Larissa Carvalho Araujo e. A influência das redes sociais e seu uso como arma política: a construção midiática do governo Trump nos anos de 2015 a 2020. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44772
Date of defense: 14-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InfluenciaRedesSociais.pdfTCC382.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons