Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44772
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-8136-3944
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A influência das redes sociais e seu uso como arma política: a construção midiática do governo Trump nos anos de 2015 a 2020
Autor: Domingues, Larissa Carvalho Araujo e
Primer orientador: Castilho, Alessandra Beber
Primer miembro de la banca: Prado, Débora Figueiredo Mendonça
Segundo miembro de la banca: Amaral, Tatiane Moura
Resumen: Com a difusão da internet e das redes sociais, o uso dos meios de comunicação para influência em massa se transformou e se ampliou. Este trabalho busca analisar de que forma as mídias sociais influenciam a opinião pública, tendo como base principal a campanha política de Donald Trump de 2015, desde sua candidatura até o final de seu mandato como presidente dos Estados Unidos. Para isso, a pesquisa passará pelo histórico de influência das mídias na população, pela construção midiática trumpista, o uso das fake news e do discurso de ódio, que culminaram na mobilização da supremacia branca e direitista norte-americana. Com isso, iremos observar o poder das redes sociais na sociedade e no Estado, em como elas foram capazes de influenciar as eleições estadunidenses de 2016, e as estratégias digitais de Donald Trump para fidelizar seus apoiadores durante o mandato.
Abstract: With the spread of the internet and social media, the use of media for mass influence has transformed and expanded. This paper aims to analyze how social media influences public opinion, focusing on Donald Trump's political campaign in 2015 from his candidacy to the end of his term as President of the United States. The research will explore the history of media influence on the public, how Trump’s media presence was built, the use of fake news and hate speech, which led to the mobilization of American white supremacy and right-wing groups. This study aims to show the power of social networks in society and government, looking at how they influenced the 2016 U.S. elections and the digital strategies Donald Trump used to keep his supporters engaged during his term.
Palabras clave: Influência midiática
Donald Trump
Redes sociais
Opinião Pública
Fake news
Media influence
Social media
Public opinion
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DOMINGUES, Larissa Carvalho Araujo e. A influência das redes sociais e seu uso como arma política: a construção midiática do governo Trump nos anos de 2015 a 2020. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44772
Fecha de defensa: 14-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InfluenciaRedesSociais.pdfTCC382.04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons