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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44664| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-9191-1818 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| Término do embargo: | 2026-12-31 |
| Título: | Gamificação na atuação da enfermagem em ambiente escolar: um relato de experiência |
| Título(s) alternativo(s): | Gamification in nursing practice in school settings: a report of experience Gamificación en la práctica de enfermería en el entorno escolar: un relato de experiencia |
| Autor(es): | Alvim, Gabriela Fernandes Nóbrega Terra, Bruna Emilia da Costa Viana, Marcela Soares Silva, Raul Vitor Nascimento Severi Silva, Patrícia Costa dos Santos Scalia, Luana Araújo Macedo |
| Resumo: | A adolescência exige a construção de práticas de autocuidado, sendo a higiene corporal essencial para prevenir doenças e promover bem-estar. No entanto, há lacunas na abordagem desse tema nas escolas, o que demanda estratégias inovadoras. Este estudo teve como objetivo relatar a aplicação da gamificação em uma intervenção educativa sobre higiene pessoal com adolescentes de uma escola estadual em Minas Gerais, realizada por graduandos de Enfermagem. A metodologia incluiu quatro etapas: diagnóstico da realidade, planejamento, elaboração de recursos e aplicação da intervenção. O diagnóstico envolveu a análise do Projeto Político Pedagógico e da dinâmica escolar, identificando as demandas dos alunos. O planejamento incluiu o desenvolvimento de planos de aula e a criação da narrativa interativa “Em busca do banho perdido”. Recursos como infográficos e slides foram utilizados para garantir imersão e acessibilidade. A intervenção foi aplicada em dois encontros de 1h40min, com um enredo lúdico para engajar os alunos. Diante disso, a avaliação do impacto do uso da metodologia foi feita com base no modelo de Donald Kirkpatrick, considerando reação, aprendizagem, comportamento e resultados. Os resultados mostraram maior interesse e engajamento, com reflexões críticas dos alunos, embora uma turma tenha apresentado maior dispersão, sugerindo ajustes na narrativa. A gamificação foi eficaz ao promover aprendizado significativo, autonomia e reflexão crítica, superando as limitações do ensino tradicional. Conclui-se que, com um planejamento adequado, a gamificação é uma ferramenta promissora na educação em saúde, incentivando práticas de autocuidado entre adolescentes. |
| Abstract: | Adolescence requires the development of self-care practices, with personal hygiene being
essential for disease prevention and promoting well-being. However, there are gaps in addressing
this topic in schools, which calls for innovative strategies. This study aimed to report on the
application of gamification in an educational intervention on personal hygiene with adolescents
from a public school in Minas Gerais, carried out by nursing undergraduates. The methodology
included four stages: reality diagnosis, planning, resource development, and intervention
application. The diagnosis involved analyzing the school's Pedagogical Political Project and its
dynamics, identifying the students' needs. The planning stage included developing lesson plans
and creating the interactive narrative "In Search of the Lost Bath." Resources such as
infographics and slides were used to ensure immersion and accessibility. The intervention was
applied in two sessions of 1h40min, with a playful storyline to engage the students. The
evaluation of the impact of the methodology was conducted based on Donald Kirkpatrick's model, considering reaction, learning, behavior, and results. The results showed greater interest
and engagement, with critical reflections from the students, although one class exhibited higher
levels of disengagement, suggesting the need for adjustments to the narrative. Gamification
proved effective in promoting meaningful learning, autonomy, and critical reflection,
overcoming the limitations of traditional teaching. It is concluded that, with proper planning,
gamification is a promising tool in health education, encouraging self-care practices among
adolescents. La adolescencia requiere la construcción de prácticas de autocuidado, siendo la higiene corporal esencial para prevenir enfermedades y promover el bienestar. Sin embargo, existen vacíos en el abordaje de este tema en las escuelas, lo que requiere estrategias innovadoras. Este estudio tuvo como objetivo relatar la aplicación de la gamificación en una intervención educativa sobre higiene personal con adolescentes de una escuela pública en Minas Gerais, realizada por estudiantes de enfermería. La metodología incluyó cuatro etapas: diagnóstico de la realidad, planificación, desarrollo de recursos y aplicación de la intervención. El diagnóstico involucró el análisis del Proyecto Político Pedagógico y la dinámica escolar, identificando las necesidades de los estudiantes. La planificación incluyó el desarrollo de planes de lecciones y la creación de la narrativa interactiva "En busca del baño perdido". Se utilizaron recursos como infografías y presentaciones para garantizar la inmersión y accesibilidad. La intervención se aplicó en dos encuentros de 1h40min, con una trama lúdica para involucrar a los estudiantes. La evaluación del impacto del uso de la metodología se realizó con base en el modelo de Donald Kirkpatrick, considerando reacción, aprendizaje, comportamiento y resultados. Los resultados mostraron mayor interés y participación, con reflexiones críticas de los estudiantes, aunque una clase presentó mayor dispersión, lo que sugiere ajustes en la narrativa. La gamificación fue eficaz al promover un aprendizaje significativo, autonomía y reflexión crítica, superando las limitaciones de la enseñanza tradicional. Se concluye que, con una adecuada planificación, la gamificación es una herramienta prometedora en la educación en salud, fomentando prácticas de autocuidado entre los adolescentes. |
| Palavras-chave: | gamificação educação em saúde adolescente enfermagem |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Editora Future |
| Referência: | ALVIM, Gabriela Fernandes Nóbrega, et al. Gamificação na atuação da enfermagem em ambiente escolar: um relato de experiência. 2024. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
| Identificador do documento: | https://doi.org/10.55905/revconv.17n.13-563 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44664 |
| ISSN: | 1988-7833 |
| Última página do volume: | 20 |
| Primeira página do volume: | 01 |
| Data de defesa: | 31-Dez-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GamificaçãoAtuaçãoEnfermagem.pdf Até 2026-12-31 | TCC | 676.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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