Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44664
ORCID: | ![]() |
Document type: | Artigo de Periódico |
Access type: | Acesso Embargado |
Embargo Date: | 2026-12-31 |
Title: | Gamificação na atuação da enfermagem em ambiente escolar: um relato de experiência |
Alternate title (s): | Gamification in nursing practice in school settings: a report of experience Gamificación en la práctica de enfermería en el entorno escolar: un relato de experiencia |
Author: | Alvim, Gabriela Fernandes Nóbrega Terra, Bruna Emilia da Costa Viana, Marcela Soares Silva, Raul Vitor Nascimento Severi Silva, Patrícia Costa dos Santos Scalia, Luana Araújo Macedo |
Summary: | A adolescência exige a construção de práticas de autocuidado, sendo a higiene corporal essencial para prevenir doenças e promover bem-estar. No entanto, há lacunas na abordagem desse tema nas escolas, o que demanda estratégias inovadoras. Este estudo teve como objetivo relatar a aplicação da gamificação em uma intervenção educativa sobre higiene pessoal com adolescentes de uma escola estadual em Minas Gerais, realizada por graduandos de Enfermagem. A metodologia incluiu quatro etapas: diagnóstico da realidade, planejamento, elaboração de recursos e aplicação da intervenção. O diagnóstico envolveu a análise do Projeto Político Pedagógico e da dinâmica escolar, identificando as demandas dos alunos. O planejamento incluiu o desenvolvimento de planos de aula e a criação da narrativa interativa “Em busca do banho perdido”. Recursos como infográficos e slides foram utilizados para garantir imersão e acessibilidade. A intervenção foi aplicada em dois encontros de 1h40min, com um enredo lúdico para engajar os alunos. Diante disso, a avaliação do impacto do uso da metodologia foi feita com base no modelo de Donald Kirkpatrick, considerando reação, aprendizagem, comportamento e resultados. Os resultados mostraram maior interesse e engajamento, com reflexões críticas dos alunos, embora uma turma tenha apresentado maior dispersão, sugerindo ajustes na narrativa. A gamificação foi eficaz ao promover aprendizado significativo, autonomia e reflexão crítica, superando as limitações do ensino tradicional. Conclui-se que, com um planejamento adequado, a gamificação é uma ferramenta promissora na educação em saúde, incentivando práticas de autocuidado entre adolescentes. |
Abstract: | Adolescence requires the development of self-care practices, with personal hygiene being
essential for disease prevention and promoting well-being. However, there are gaps in addressing
this topic in schools, which calls for innovative strategies. This study aimed to report on the
application of gamification in an educational intervention on personal hygiene with adolescents
from a public school in Minas Gerais, carried out by nursing undergraduates. The methodology
included four stages: reality diagnosis, planning, resource development, and intervention
application. The diagnosis involved analyzing the school's Pedagogical Political Project and its
dynamics, identifying the students' needs. The planning stage included developing lesson plans
and creating the interactive narrative "In Search of the Lost Bath." Resources such as
infographics and slides were used to ensure immersion and accessibility. The intervention was
applied in two sessions of 1h40min, with a playful storyline to engage the students. The
evaluation of the impact of the methodology was conducted based on Donald Kirkpatrick's model, considering reaction, learning, behavior, and results. The results showed greater interest
and engagement, with critical reflections from the students, although one class exhibited higher
levels of disengagement, suggesting the need for adjustments to the narrative. Gamification
proved effective in promoting meaningful learning, autonomy, and critical reflection,
overcoming the limitations of traditional teaching. It is concluded that, with proper planning,
gamification is a promising tool in health education, encouraging self-care practices among
adolescents. La adolescencia requiere la construcción de prácticas de autocuidado, siendo la higiene corporal esencial para prevenir enfermedades y promover el bienestar. Sin embargo, existen vacíos en el abordaje de este tema en las escuelas, lo que requiere estrategias innovadoras. Este estudio tuvo como objetivo relatar la aplicación de la gamificación en una intervención educativa sobre higiene personal con adolescentes de una escuela pública en Minas Gerais, realizada por estudiantes de enfermería. La metodología incluyó cuatro etapas: diagnóstico de la realidad, planificación, desarrollo de recursos y aplicación de la intervención. El diagnóstico involucró el análisis del Proyecto Político Pedagógico y la dinámica escolar, identificando las necesidades de los estudiantes. La planificación incluyó el desarrollo de planes de lecciones y la creación de la narrativa interactiva "En busca del baño perdido". Se utilizaron recursos como infografías y presentaciones para garantizar la inmersión y accesibilidad. La intervención se aplicó en dos encuentros de 1h40min, con una trama lúdica para involucrar a los estudiantes. La evaluación del impacto del uso de la metodología se realizó con base en el modelo de Donald Kirkpatrick, considerando reacción, aprendizaje, comportamiento y resultados. Los resultados mostraron mayor interés y participación, con reflexiones críticas de los estudiantes, aunque una clase presentó mayor dispersión, lo que sugiere ajustes en la narrativa. La gamificación fue eficaz al promover un aprendizaje significativo, autonomía y reflexión crítica, superando las limitaciones de la enseñanza tradicional. Se concluye que, con una adecuada planificación, la gamificación es una herramienta prometedora en la educación en salud, fomentando prácticas de autocuidado entre los adolescentes. |
Keywords: | gamificação educação em saúde adolescente enfermagem |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Editora Future |
Quote: | ALVES, G. G.; AERTS, D. As práticas educativas em saúde e a Estratégia Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 319-325, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/KWBfzpcCq77fTcbYjHPRNbM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2024. ASSUNÇÃO, Marhla Laiane de Brito et al. Educação em saúde: a atuação da enfermagem no ambiente escolar. Rev. enferm. UFPE on line, v.1, n.8, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1096986. Acesso em: 10 out. 2024. BARBOSA, Stella Maia et al. Jogo educativo como estratégia de educação em saúde para adolescentes na prevenção às DST/AIDS. Revista Eletrônica de Enfermagem, Ceará, v. 12, n. 2, p. 337-41, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/6710. Acesso em: 10 out. 2024. BARROS, C., & PAULINO, W. Ciências: O corpo humano 8º ano. São Paulo, Editora Ática, 5ª Edição, 2012. BRANDÃO NETO, Waldemar et al. Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 18, p. 195-201, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/NYL7zjsLQJgXw4kjSNKFG6R/. Acesso em: 10 out. 2024. BRASIL, Eysler Gonçalves Maia et al. Promoção da saúde de adolescentes e Programa Saúde na Escola: complexidade na articulação saúde e educação. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 51, p. e03276, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/mLtvhfT5dbMgtLHpt5snMKw/. Acesso em: 10 out. 2024. BRASIL, L. de O. F.; OLIVEIRA, C. G. A.; NUSS, S. M.; OLIVEIRA, S. H. de; ROCHA FILHO, D.; CARVALHO, A. de S. A percepção da população adscrita sobre a equipe de saúde da família do município de Santo Antônio de Pádua: Conhecimentos e Potencialidades. Conhecendo Online, [S. l.], Nova Iguaçu, v. 3, n. 1, 2018. Disponível em: https://conhecendoonline.emnuvens.com.br/revista/article/view/36. Acesso em: 10 out. 2024. BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 dez. 2024. BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Programa Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde, Brasília, 2000. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/implantacao_unidade_saude_familia_cab1.pdf. Acesso em: 03 dez. 2024. BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica: Saúde na Escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_24.pdf. Acesso em: 15 out. 2024. COSTA, Adelita Cabrera et al. Concepções e práticas de autocuidado de adolescentes: registros qualitativos em diários pessoais. Enfermería Global, v. 22, n. 4, p. 104-106, 2023. Disponível em: https://scielo.isciii.es/pdf/eg/v22n72/pt_1695-6141-eg-22-72-104.pdf. Acesso em: 15 out. 2024. DA COSTA, Gabriela Oliveira Parentes et al. Conversando sobre higiene com adolescentes escolares: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. e539101321640-e539101321640, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/355544418_Conversando_sobre_higiene_com_adolescentes_escolares_um_relato_de_experiencia. Acesso em: 15 out. 2024. DA SILVA SANTOS, Álvaro. Educação em saúde: reflexão e aplicabilidade em atenção primária à saúde. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 5, n.2, p. 258-268, 2006. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-490100. Acesso em: 17 out. 2024. DE BARROS, Francisco Railson Bispo et al. A gamificação como ferramenta lúdica no processo de ensino e aprendizagem na enfermagem: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, v. 4, p. e4656-e4656, 2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/enfermagem/article/view/4656. Acesso em: 23 out. 2024. DE BARROS SALUM, Gabriel; MONTEIRO, Luciana Alves Silveira. Educação em saúde para adolescentes na escola: um relato de experiência. REME-Revista Mineira de Enfermagem, v. 19, n. 2, 2015. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-26997. Acesso em: 15 out. 2024. DE OLIVEIRA VIEIRA, Vania Maria et al. Aprendizagem na adolescência e práticas pedagógicas: as representações sociais de professores da educação básica. Cadernos da FUCAMP, v.18, n.33, 2019. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/1705. Acesso em: 31 out. 2024. DEITOS, Y. de P.; PEREIRA, G. L. As más práticas de higiene como facilitadoras para desarranjos em saúde: Relato de experiência / Poor hygiene practices as facilitators for health disorders: An experience report. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 95530–95536, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37037. Acesso em: 17 out. 2024. DOS SANTOS, Emerson Mayk Cristiano. Importância do planejamento para uma ação pedagógica eficaz no contexto escolar. In: Educação como (re)Existência: mudança, conscientização e conhecimentos. 6º ano, 2020, Campina Grande. Anais Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Editora Realize, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67712. Acesso em: 31 out. 2024. ESPINOZA MELO, Carmen Cecilia; OTONDO BRICEÑO, Maite; LEIGHTON VALLEJOS, Erich. Percepción de los docentes de matemática en la utilización de recursos tecnológicos de gamificación. Páginas de Educación, v. 16, n. 2, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/376155159_Percepcion_de_los_docentes_de_matematica_en_la_utilizacion_de_recursos_tecnologicos_de_gamificacion. Acesso em: 26 out. 2024. FIGUEIREDO, Maria Fernanda Santos; RODRIGUES-NETO, João Felício; LEITE, Maísa Tavares Souza. Modelos aplicados às atividades de educação em saúde. Revista brasileira de enfermagem, v.63, p.117-121, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/7n4TzNBqQSnG58vxZ3MhJVR/. Acesso em: 17 out. 2024. GIL, A. C. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2008. GUERIN, Cintia Soares et al. Promoting health education in a non-formal learning space. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 30, n. 1, p. 5-12, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/408/40851313002/. Acesso em: 17 out. 2024. KILGOUR, J. M.; GRUNDY, L.; MONROUXE, L. V. A rapid review of the factors affecting healthcare students' satisfaction with small-group, active learning methods. Teaching and Learning in Medicine, v. 28, n. 1, p. 15-25, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26787081/. Acesso em: 26 out. 2024. MARIN, M. J. S. et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 34, n. 1, p. 13-20, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/PgYxhjqpFYqvYKm8HvQkDtP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 29 out. 2024. MARQUES, Humberto Rodrigues et al. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v.26, n.3, p.718-741, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/C9khps4n4BnGj6ZWkZvBk9z/. Acesso em: 26 out. 2024. MARTÍNEZ, Nicole et al. Self-care: A concept analysis. International journal of nursing sciences, v. 8, n. 4, p. 418-425, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34631992/. Acesso em: 13 out. 2024. MIRA, Vera Lucia et al. Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, p. 1574-1581, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/QkDGczKNWLfdLbd65G9drJy/?lang=pt. Acesso em: 26 out. 2024. MORGAN, Helen et al. The flipped classroom for medical students. The Clinical Teacher, v. 12, n. 3, p. 155-160, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26009948/. Acesso em: 13 out. 2024. MOURTHÉ JUNIOR, Carlos Alberto; LIMA, Valéria Vernaschi; PADILHA, Roberto de Queiroz. Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v.22, p. 577-588, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/qYWSNj6CdKGt7FxF4HFR9Lj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 out. 2024. MOUTA, Alba Angélica Nunes et al. Saúde na escola: utilização do lúdico na educação básica para conscientização sobre a higienização pessoal e a prática da lavagem das mãos. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 50, p. e3222-e3222, 2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/3222. Acesso em: 25 out. 2024. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. La Salud de los Jóvenes: Un Reto y una Esperanza. Geneva: OMS, 1995. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004. PINTO, Antônio Savio da Silva et al. Inovação didática-projeto de reflexão e aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino Superior: uma experiência com “peer instruction”. Janus, v.9, n.15, p. 75-87, 2012. Disponível em: http://www.publicacoes.fatea.br/index.php/Janus/article/view/289. Acesso em: 14 out. 2024. RAMOS, Lázaro Saluci et al. Instruções de higiene na escola e na sociedade como ação de saúde e prevenção de doenças: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 10, p. e4558-e4558, 2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/4558. Acesso em: 18 out. 2024. REINA-GUZMÁN, Nicols Dayana et al. Gamificação na sala de aula de microbiologia para estudantes de biologia durante a pandemia da COVID-19. Entramado, v.18, n. 1, 2022. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1384876. Acesso em: 31 out. 2024. SILVA, José Adailton da, et al. Avaliação das estratégias de educação em saúde com adolescentes. Revista de APS, v.22, n.2, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/16344. Acesso em: 17 out. 2024. SILVA, J. L. L. et al. Health education with teenagers ate school: experience report. Braz. J. Hea. Rev, v. 3, n. 3, p. 6007-6017, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11326. Acesso em: 27 out. 2024. SILVA, Karem Poliana Santos da; SILVA, Aline Costa da. Autocuidado a luz da teoria de dorothea orem: panorama da produção cientifica brasileira. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas, Coari, 2023. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6729. Acesso em: 06 dez. 2024. TANAKA, Maki. Orem's nursing self‐care deficit theory: A theoretical analysis focusing on its philosophical and sociological foundation. In: Nursing fórum, v. 27, n. 3, p. 480-485, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35037258/. Acesso em: 17 out. 2024. URIAS, G. M. P. C.; AZEREDO, L. A. S. Metodologias ativas nas aulas de Administração Financeira: alternativa ao método tradicional de ensino para o despertar da motivação intrínseca e o desenvolvimento da autonomia. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 39-67, 2017. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/473. Acesso em: 20 out. 2024. VERGARA, S. C. Repensando a relação ensino-aprendizagem em administração: argumentos teóricos, práticas e recursos. Organizações e Sociedade, Salvador, v. 10, n. 28, p. 131-142, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/osoc/a/svkN6j9YvfTjf595QWTQ4dD/?lang=pt. Acesso em: 13 out. 2024. VITÓRIA REGIS, Lorena Fagundes Ladeia; PORTO, Isaura Setenta. A equipe de enfermagem e Maslow:(in) satisfações no trabalho. Revista brasileira de enfermagem, v. 59, p. 565-568, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/pSRWHXKh4LM7SJ8rKMLc9yH/?lang=pt. Acesso em: 06 dez. 2024. |
Document identifier: | https://doi.org/10.55905/revconv.17n.13-563 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44664 |
ISSN: | 1988-7833 |
Last page of volume: | 20 |
First page of volume: | 01 |
Date of defense: | 31-Dec-2024 |
Appears in Collections: | TCC - Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GamificaçãoAtuaçãoEnfermagem.pdf Until 2026-12-31 | TCC | 676.1 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
This item is licensed under a Creative Commons License