Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44641
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-1133-0025
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Trajetórias de cuidado em saúde bucal no sistema prisional de Uberlândia: um estudo qualitativo
Autor(es): Santos, Glaubieny Lourenço dos
Primeiro orientador: Herval, Álex Moreira
Primeiro membro da banca: Paranhos, Luiz Renato
Segundo membro da banca: Bulgareli, Jaqueline Vilela
Resumo: Devido à infraestrutura insuficiente, o sistema prisional brasileiro tem o desafio de preservar os direitos fundamentais dos indivíduos privados de liberdade, dentre eles o direito à saúde. Compreender os desafios e estratégias vivenciados na trajetória de cuidado de pacientes privados de liberdade no acesso ao cuidado odontológico. Estudo qualitativo construído com aporte teórico do Interacionismo Simbólico realizado com pessoas privadas de liberdade de uma unidade prisional do interior do Estado de Minas Gerais, por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada por meio da Teoria Fundamentada de Dados (Grounded Theory). Os significados produzidos pelas pessoas privadas de liberdade na trajetória de acesso ao cuidado em saúde bucal foram organizados nas seguintes categorias: 1) Impactos da superlotação da unidade prisional; 2) Negligências no cuidado à população privada de liberdade; 3) Posturas frente à negligência; 4) Micropolítica do acesso. As pessoas privadas de liberdade correlacionam a falta de acesso a saúde bucal com a negligência do Estado, que promove a superlotação e a falta de profissionais qualificados. Esse cenário cria uma micropolítica de acesso, rompendo a lógica da equidade.
Palavras-chave: Sistema Prisional
Detention Center
Saúde Bucal
Oral Health
Saúde Penitenciária
Penitentiary Health
Pessoas Privadas de liberdade
Prisoners
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Glaubieny Lourenço dos. Trajetórias de cuidado em saúde bucal no sistema prisional de Uberlândia: um estudo qualitativo. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44641
Data de defesa: 5-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TrajetóriasCuidadoSaúde.pdfTCC782.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.