Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44617
Document type: Memorial
Access type: Acesso Aberto
Title: Caminhos e aprendizados: formação e trajetória de uma docente do ensino superior
Author: Cunha, Valeriana
Summary: O objetivo deste memorial é compartilhar minha história de vida, tanto pessoal quanto profissional, com destaque para as atividades realizadas desde que tomei posse como professora efetiva na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 25 de setembro de 2008. Este documento reflete a trajetória e o compromisso que venho construindo ao longo dos anos como docente da UFU. Cresci em um ambiente acadêmico que me moldou e me estimulou a valorizar a educação. Ao longo dessa caminhada, concluí minha formação superior em Administração, com um interesse especial por Pesquisa Operacional e Logística, áreas em que me aprofundei durante o mestrado, o doutorado e o pós-doutorado. Considero que minha experiência profissional no mercado corporativo também foi um pilar importante para minha formação e prática docente, pois atuei em empresas de grande porte, onde pude observar a aplicação prática dos conhecimentos em logística e operações. Em certos momentos, essa vivência foi tão marcante que me levou a refletir sobre o caminho da docência. No entanto, retornei à academia e desde então, tenho me dedicado ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão, pilares de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). No ensino, sempre busquei estabelecer uma ponte entre teoria e prática, especialmente em áreas complexas como a Pesquisa Operacional. Esse esforço incluiu a criação de materiais didáticos para facilitar a compreensão e despertar o interesse dos estudantes, que muitas vezes veem essa disciplina como um desafio. Meu trabalho em sala de aula é voltado a motivar os alunos, e sinto-me realizada quando percebo o envolvimento dos discentes com os conteúdos discutidos. Ao longo de minha carreira como professora efetiva da UFU, ministrei mais de 5.000 horas-aula em cursos de graduação, especializações e MBAs, em formatos presencial e a distância, impactando mais de 4.500 alunos e recebendo muitas homenagens. Participei de eventos acadêmicos importantes nas áreas de Administração, Engenharia de Produção e Pesquisa Operacional, além de ter publicado em periódicos relevantes. Ressalto ainda os relatórios técnicos desenvolvidos em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que desempenharam um papel significativo na formulação de políticas de transporte no Brasil. Orientei 42 alunos de graduação, 6 de iniciação científica e 15 de especialização, e participei de 135 bancas de avaliação, entre trabalhos de conclusão de curso, especialização, qualificação e defesa de mestrado. Além disso, participei de bancas de concursos públicos, seleção de professor substituto e seleção de candidatos ao mestrado acadêmico da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN). Na extensão, acumulei 1.677 horas registradas em projetos e, na gestão, destaco minha atuação no Conselho da Faculdade (CONFAGEN), na Comissão de Avaliação de Estágio Probatório, na coordenação do Departamento de Operações e Sistemas (DEPOS) e em diversas comissões de trabalho com o objetivo de colaborar para a melhoria contínua da instituição. Ressalto também minha participação ativa no Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Administração e no colegiado dos Cursos de Administração Noturno e Integral da FAGEN, onde tive papel importante ao coordenar e apresentar estudos que comprovaram a viabilidade e os benefícios da redução do tempo de conclusão do curso de cinco para quatro anos, além de evidenciar a necessidade de atualizações no projeto pedagógico para adequá-los às demandas contemporâneas. Encaro 2024 como o encerramento de um ciclo importante, com a busca pela titularidade, mas também como o início de uma nova etapa. Permaneço motivada e orgulhosa de ser servidora pública federal, enfrentando os desafios com determinação e convicção no valor do meu trabalho e no impacto positivo que ele pode ter para o desenvolvimento do nosso país.
Keywords: Professores universitários - Formação
Ensino superior
Educação.
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CUNHA, Valeriana. Caminhos e aprendizados: Formação e trajetória de uma docente do ensino superior. 2025. 92 f. Memorial Acadêmico (Promoção à Classe E Professor Titular - FAGEN) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5512
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44617
Date of defense: 7-Dec-2024
Appears in Collections:MEMORIAL DESCRITIVO - Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaminhosAprendizadosFormação.pdfMemorial78.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.