Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44613
ORCID: | ![]() |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Entre o Acampamento Meio-Sangue e a Sala de Aula: Mitologia, Inclusão e o Ensino de História com Percy Jackson e os Olimpianos |
Autor: | Nascimento, Ana Beatriz de Sousa |
Primer orientador: | Spini, Ana Paula |
Primer miembro de la banca: | Campo, Mônica Brincalepe |
Segundo miembro de la banca: | Lopes, Lara |
Resumen: | Este trabalho propõe analisar o uso da série Percy Jackson e os Olimpianos (2023) como uma ferramenta pedagógica inovadora no ensino de História para alunos do ensino básico. A pesquisa investiga como os elementos mitológicos e históricos da série podem ser utilizados para despertar o interesse dos estudantes, com destaque para os neurodivergentes, como aqueles com TDAH. Além de contextualizar temas históricos, a série estabelece uma conexão significativa com a vivência dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado mais inclusivo e engajador e um ensino lúdico. Ao explorar a trajetória do protagonista, que compartilha características de neurodivergência, o estudo examina como essa representatividade pode aproximar os alunos do conteúdo histórico, incentivando-os a se enxergarem como agentes ativos em suas jornadas de aprendizado e na construção de narrativas históricas. |
Abstract: | This study proposes to analyze the use of the series Percy Jackson and the Olympians (2024) as an innovative pedagogical tool in teaching History to students in basic education. The research investigates how the mythological and historical elements of the series can be used to spark students' interest, with a particular focus on neurodivergent individuals, such as those with ADHD. In addition to contextualizing historical themes, the series establishes a meaningful connection with students' experiences, fostering a more inclusive and engaging learning environment and a playful approach to education. By exploring the protagonist's journey, who shares characteristics of neurodivergence, the study examines how this representation can bridge students to historical content, encouraging them to see themselves as active agents in their learning journeys and in the construction of historical narratives. |
Palabras clave: | Percy Jackson e os Olimpianos, Educação Inclusiva, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Percy Jackson and the Olympians, Inclusive Education, Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | NASCIMENTO, Ana Beatriz de Sousa. Entre o Acampamento Meio-Sangue e a Sala de Aula: Mitologia, Inclusão e o Ensino de História com Percy Jackson e os Olimpianos. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História — Licenciatura) — Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44613 |
Fecha de defensa: | 22-nov-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EntreAcampamentoMeio.pdf | 684.26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.