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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2024-2253
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O Estado da Arte da Teoria Histórico-Cultural e da Didática Desenvolvimental na pós- graduação em educação da região Sul do Brasil
Título(s) alternativo(s): The State of the Art of Historical-Cultural Theory and Developmental Didactics in the Graduate Program in Education in the Southern Region of Brazil
Autor(es): Macedo, Camila Alves
Primeiro orientador: Longarezi, Andrea Maturano
Primeiro membro da banca: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Segundo membro da banca: Franco, Patrícia Jorge Lopes
Resumo: Esta pesquisa é uma das cinco investigações que compõem o projeto-rede elaborado e coordenado pela Profa. Dra. Andréa Maturano Longarezi, na busca de compreender qual é o lugar da Teoria Histórico-Cultural e da Didática Desenvolvimental no âmbito da pós-graduação em Educação em cada região do Brasil. Para tanto, a presente investigação teve como objetivo geral o mapeamento e a análise dos dados na região Sul, partindo-se dos objetivos específicos: 1) levantar, nos bancos de dados oficiais, as teses e dissertações com enfoque histórico-cultural e desenvolvimental defendidas nos programas de pós-graduação em Educação da região Sul no período de 2004 a 2020; 2) identificar os enfoques histórico-culturais (Teoria da Atividade, Teoria da Personalidade e Teoria da Subjetividade) que têm orientado as pesquisas na área; 3) identificar os enfoques da Didática Desenvolvimental (Sistema Elkonin-Davidov-Repkin, Sistema Galperin-Talízina e Sistema Zankov) que têm orientado as pesquisas na área; e 4) identificar, dentro de cada sistema, os autores (e, junto a eles, quais abordagens) predominantes nos estudos da área. Diante disso, a escrita fundamentou-se no método materialista histórico- dialético, e a metodologia consistiu no estado da arte. O registro das informações obtidas após a coleta de dados foi composto por fichas de análise, no intuito de sintetizar os dados em tabelas e gráficos. Os resultados revelaram que, das 13.429 pesquisas em Educação encontradas nos 31 repositórios de pós-graduação da região Sul, 576 (79 teses e 497 dissertações) eram sobre a Teoria Histórico-Cultural e a Didática Desenvolvimental (4,29% do total). Ademais, com indicadores quantitativos, foram encontradas 45.759 menções aos nomes dos autores representantes das teorias em foco, fornecendo análises qualitativas dos dados. Dessa forma, a pesquisa revelou que a tendência temática da região está centrada nos descritores referentes à Teoria Histórico-Cultural e à Psicologia Histórico-Cultural como fonte teórica dos estudos e das pesquisas da pós-graduação. O autor mais mencionado foi o psicólogo L. S. Vigotski, seguido por A. N. Leontiev. Constatou-se, ao longo dos anos analisados, o crescente interesse acadêmico no campo da Didática Desenvolvimental e em seus pressupostos teóricos, metodológicos e filosóficos. Essa pesquisa colaborou para a ampliação e o aprofundamento do conhecimento científico abordado especificamente dentro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente da Universidade Federal de Uberlândia e no Brasil, de modo geral.
Abstract: This piece of research, along with four studies, is part of a main project created and led by Professor Andréa Maturano Longarezi, PhD, intended to assess the role of Cultural Historical Theory and Developmental Teaching within Education graduate programs in each region of Brazil. To this end, this study aimed at mapping and analyzing data for the South region, by completing the following objectives: 1) to search scholarly databases for theses and dissertations focusing on historical-cultural and developmental approaches that were submitted to Education graduate programs in the South region from 2004 to 2020; 2) to identify the historical-cultural approaches (Activity Theory, Theory of Personality and Theory of Subjectivity) that have guided research in the field of study; 3) to identify the Developmental Teaching approaches (Ėl’konin-Davydov-Repkin System, Gal’perin-Talyzina System, and Zankov System) that have guided research in the field of study; and 4) to identify the most quoted authors (and the related approaches) in the field of study in each system. Considering that, the writing was based on the historical and dialectical materialist approach. The methodology consisted of the state of the art. Collected all data, the information was organized in analysis sheets, to synthesize the data in tables and graphs. The results showed that 576 studies (comprising 497 master’s theses and 79 doctoral dissertations) dealt with Cultural Historical Theory and Developmental Teaching (4.29%) out of 13,429 pieces of research retrieved from 31 scholarly repositories. In addition, the names of the authors representing the theories were mentioned 45,759 times, providing quantitative data for qualitative analyses. Thus, the findings revealed that the thematic trend of the region is centered on the descriptors concerning the Cultural Historical Theory and the Cultural Historical Psychology as a theoretical source of studies and research on graduate programs. L. S. Vygotsky’s name was the most mentioned, followed by A. N. Leontiev’s name. The findings also revealed that the scholarly interest in Developmental Teaching and its theoretical, methodological and philosophical assumptions has grown over the years. This research helped to expand and deepen the scientific knowledge that is specifically addressed by the Study and Research Group on Developmental Teaching and Teacher Professionalization at the Federal University of Uberlândia and in Brazil as a whole. .
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural
Didática Desenvolvimental
Pós-Graduação em Educação
Região Sul
Cultural Historical Theory
Developmental Teaching
Education graduate program
Southern Brazil
Educação
Prática de ensino
Educação e filosofia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: MACEDO, Camila Alves. O Estado da Arte da Teoria Histórico- Cultural e da Didática Desenvolvimental na pós-graduação em educação da região Sul do Brasil. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5507
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5507
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44608
Data de defesa: 5-Dez-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

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