Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Milene Souza-
dc.date.accessioned2025-01-16T11:46:59Z-
dc.date.available2025-01-16T11:46:59Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Milene Souza. Uma análise das pesquisas apresentadas no ENEMI sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática com estudantes diagnosticados com discalculia.2024.68 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44571-
dc.description.abstractTeaching Mathematics to students with Dyscalculia has been a major challenge for teachers, especially due to their lack of preparation and knowledge about this learning disorder. This cognitive dysfunction affects not only Mathematical skills, but also all learning processes that involve logical reasoning. Therefore, there is a need for preparation on the part of teachers, the entire school community, and other health and education professionals so that these students reach a satisfactory level of learning according to the national parameters of educational skills. This study aims to contribute to these discussions by analyzing the research that deals with Dyscalculia in the process of teaching and learning Mathematics discussed in the annals of ENEMI. To this end, we were guided by a qualitative research methodology in which we studied the annals of the National Meeting on Inclusive Mathematics Education in its three editions: 2019, 2020, and 2023. The analysis was conducted using an approach that resembles Bardin's Content Analysis, structured in the stages of pre-analysis, exploration of the material, and treatment of results and interpretation. The following categories were created a priori: research objectives and problems; research participants and contexts; references used in the research; study results; and content. The analysis of studies on Dyscalculia reinforces the importance of an inclusive pedagogical approach that values and accommodates the different needs of students. The development of more equitable practices and the expansion of the geographic scope of studies can contribute significantly to a more comprehensive and accessible understanding of this disorder, promoting an educational environment that values diversity and supports the full development of students. It is expected that this research can contribute to the initial training of Mathematics teachers and teachers who teach Mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Matemática; Discalculia; Ensino e Aprendizagem de Matemática; ENEMI; Formação de Professores.pt_BR
dc.subjectMathematical Education; Dyscalculia; Teaching and Learning Mathematics; ENEMI; Teacher Training.pt_BR
dc.titleUma análise das pesquisas apresentadas no ENEMI sobre o processo de ensino aprendizagem de Matemática com estudantes diagnosticados com Discalculiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marin, Douglas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971pt_BR
dc.contributor.referee1Marin, Douglas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, Ana Claudia Molina Zaqueu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.contributor.referee3Cintra, Vanessa de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0643048404029462pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1684499525310078pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEnsinar Matemática para alunos com Discalculia tem sido um grande desafio para os professores sobretudo pela falta de preparo e de conhecimento sobre este transtorno de aprendizagem. Esta disfunção cognitiva afeta não somente as habilidades Matemáticas, mas também todos os processos de aprendizagem que envolvem o raciocino lógico. Diante disso, há a necessidade de preparo por parte dos docentes, de toda a comunidade escolar e demais profissionais de saúde e ensino para que estes alunos alcancem um nível de aprendizagem satisfatório de acordo com os parâmetros nacionais de habilidades educacionais. Este estudo tem a intenção de contribuir com essas discussões ao analisar as pesquisas que tratam sobre a Discalculia no processo de ensino e aprendizagem de Matemática discutidas nos anais do ENEMI. Para isso, nos pautamos em uma metodologia de pesquisa qualitativa onde estudamos os anais do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva em suas três edições: 2019, 2020 e 2023. A análise foi conduzida por uma abordagem que se aproxima da Análise de Conteúdo de Bardin, estruturada nas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretação. Foram criadas as seguintes categorias, a priori: objetivos e problemas de pesquisas; participantes e contextos das pesquisas; referenciais utilizados nas pesquisas; resultados dos estudos; e, conteúdos. A análise dos estudos sobre Discalculia reforça a importância de uma abordagem pedagógica inclusiva, que valorize e acomode as diferentes necessidades dos alunos. O desenvolvimento de práticas mais equitativas e a ampliação do escopo geográfico dos estudos podem contribuir significativamente para uma compreensão mais abrangente e acessível deste transtorno, promovendo um ambiente educacional que valorize a diversidade e apoie o pleno desenvolvimento dos estudantes. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a formação inicial dos professores de Matemática e professores que ensinam Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration68pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Milene Final.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons