Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44571
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma análise das pesquisas apresentadas no ENEMI sobre o processo de ensino aprendizagem de Matemática com estudantes diagnosticados com Discalculia
Autor: Costa, Milene Souza
Primer orientador: Marin, Douglas
Primer miembro de la banca: Marin, Douglas
Segundo miembro de la banca: Xavier, Ana Claudia Molina Zaqueu
Tercer miembro de la banca: Cintra, Vanessa de Paula
Resumen: Ensinar Matemática para alunos com Discalculia tem sido um grande desafio para os professores sobretudo pela falta de preparo e de conhecimento sobre este transtorno de aprendizagem. Esta disfunção cognitiva afeta não somente as habilidades Matemáticas, mas também todos os processos de aprendizagem que envolvem o raciocino lógico. Diante disso, há a necessidade de preparo por parte dos docentes, de toda a comunidade escolar e demais profissionais de saúde e ensino para que estes alunos alcancem um nível de aprendizagem satisfatório de acordo com os parâmetros nacionais de habilidades educacionais. Este estudo tem a intenção de contribuir com essas discussões ao analisar as pesquisas que tratam sobre a Discalculia no processo de ensino e aprendizagem de Matemática discutidas nos anais do ENEMI. Para isso, nos pautamos em uma metodologia de pesquisa qualitativa onde estudamos os anais do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva em suas três edições: 2019, 2020 e 2023. A análise foi conduzida por uma abordagem que se aproxima da Análise de Conteúdo de Bardin, estruturada nas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretação. Foram criadas as seguintes categorias, a priori: objetivos e problemas de pesquisas; participantes e contextos das pesquisas; referenciais utilizados nas pesquisas; resultados dos estudos; e, conteúdos. A análise dos estudos sobre Discalculia reforça a importância de uma abordagem pedagógica inclusiva, que valorize e acomode as diferentes necessidades dos alunos. O desenvolvimento de práticas mais equitativas e a ampliação do escopo geográfico dos estudos podem contribuir significativamente para uma compreensão mais abrangente e acessível deste transtorno, promovendo um ambiente educacional que valorize a diversidade e apoie o pleno desenvolvimento dos estudantes. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a formação inicial dos professores de Matemática e professores que ensinam Matemática.
Abstract: Teaching Mathematics to students with Dyscalculia has been a major challenge for teachers, especially due to their lack of preparation and knowledge about this learning disorder. This cognitive dysfunction affects not only Mathematical skills, but also all learning processes that involve logical reasoning. Therefore, there is a need for preparation on the part of teachers, the entire school community, and other health and education professionals so that these students reach a satisfactory level of learning according to the national parameters of educational skills. This study aims to contribute to these discussions by analyzing the research that deals with Dyscalculia in the process of teaching and learning Mathematics discussed in the annals of ENEMI. To this end, we were guided by a qualitative research methodology in which we studied the annals of the National Meeting on Inclusive Mathematics Education in its three editions: 2019, 2020, and 2023. The analysis was conducted using an approach that resembles Bardin's Content Analysis, structured in the stages of pre-analysis, exploration of the material, and treatment of results and interpretation. The following categories were created a priori: research objectives and problems; research participants and contexts; references used in the research; study results; and content. The analysis of studies on Dyscalculia reinforces the importance of an inclusive pedagogical approach that values and accommodates the different needs of students. The development of more equitable practices and the expansion of the geographic scope of studies can contribute significantly to a more comprehensive and accessible understanding of this disorder, promoting an educational environment that values diversity and supports the full development of students. It is expected that this research can contribute to the initial training of Mathematics teachers and teachers who teach Mathematics.
Palabras clave: Educação Matemática; Discalculia; Ensino e Aprendizagem de Matemática; ENEMI; Formação de Professores.
Mathematical Education; Dyscalculia; Teaching and Learning Mathematics; ENEMI; Teacher Training.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: COSTA, Milene Souza. Uma análise das pesquisas apresentadas no ENEMI sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática com estudantes diagnosticados com discalculia.2024.68 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44571
Fecha de defensa: 22-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TCC Milene Final.pdf1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons