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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6033-1392
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Práticas de letramento durante o ensino remoto emergencial: um estudo de caso em uma escola quilombola de Minas Gerais
Alternate title (s): Literacy practices during emergency remote teaching: a case study in a quilombola school in Minas Gerais
Prácticas de alfabetización durante la enseñanza a distancia de emergencia: un estudio de caso en una escuela quilombola de Minas Gerais
Author: Sá, Lucelia Cristina Brant Mariz
First Advisor: Tagata, Willian Mineo
First member of the Committee: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Second member of the Committee: Córdula, Maíra Sueco Maegava
Third member of the Committee: Ifa, Sérgio
Fourth member of the Committee: Marques, Luiz Otávio Costa
Summary: O Brasil atravessou uma situação de pandemia em que especialistas de todas as áreas buscaram respostas e estratégias para lidar com a Covid-19 e seus efeitos na sociedade. Com o avanço dos casos de contágio, em Minas Gerais, as escolas tiveram as aulas suspensas, sendo necessário estabelecer normas para a oferta de Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), para a continuidade das atividades escolares. O REANP se constituiu por meio do Plano de Estudos Tutorados (PET), do Programa Se Liga Na Educação e do Aplicativo Conexão Escola. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar as práticas de letramento vivenciadas por estudantes e professores de uma escola quilombola de Minas Gerais no ensino remoto de língua portuguesa durante a pandemia de Covid-19. Para o alcance do objetivo geral, pautei-me nos seguintes objetivos específicos: a) investigar as percepções dos professores e estudantes sobre o ensino remoto emergencial; b) analisar de que formas as atividades do ensino remoto emergencial contribuíram para a promoção dos letramentos dos estudantes e professores de uma escola quilombola; c) compreender em que medida as práticas de letramento ensejadas nos PETs tendem a reproduzir ou resistir à colonialidade. Este trabalho se propõe a identificar as percepções e vivências de estudantes e professores da escola quilombola acerca das práticas de letramento desenvolvidas durante o ensino remoto de língua portuguesa, na pandemia de Covid 19, por meio de sua descrição pormenorizada, contraste com leis, documentos escolares e compreensão de articulações de (de)colonialidades existentes. Como arcabouço teórico são utilizadas as concepções sobre letramento(s) de Street (2013, 2014), os processos de decolonialidade/colonialidade de Kilomba (2019) e Mignolo (2008, 2020, 2021), a ressignificação da educação quilombola de Gomes (2005) e Bispo dos Santos (2015), entre outros que contribuem para a discussão. A pesquisa é qualitativa exploratória, tendo como instrumento de coleta de dados as entrevistas aplicadas aos estudantes e professores das turmas de 5º ano do Ensino Fundamental e de 3º ano do Ensino Médio. Também foram analisados os quatro primeiros PETs de Língua Portuguesa, do ano de 2020, levando em consideração as práticas de letramento apresentadas no material. Para a verificação dos resultados foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), pautando-se na pré-análise, na exploração do material e no tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Nesse sentido, a pesquisa contribui para problematizar a colonialidade presente nos modelos educacionais hegemônicos e para apontar caminhos para uma educação que se comprometa com a justiça social. Diante disso, a presente investigação evidencia a importância de se considerar as especificidades e os saberes das comunidades quilombolas no planejamento e implementação de políticas e práticas educacionais, especialmente em momentos de crise e transformação, como o vivenciado durante a pandemia da Covid-19.
Abstract: Brazil went through a pandemic situation in which experts from all areas sought answers and strategies to deal with Covid-19 and its effects on society. With the increase in cases of contagion in Minas Gerais, schools had their classes suspended, making it necessary to establish standards for the provision of the Special Regime for Non-In-Person Activities (REANP), for the continuity of school activities. REANP was created through the Tutored Studies Plan (PET), the Se Liga Na Educação Program and the Conexão Escola Application. This research has the general objective of investigating the literacy practices experienced by students and teachers from a quilombola school in Minas Gerais in the remote teaching of Portuguese language during the Covid-19 pandemic. To achieve the general objective, I based myself on the following specific objectives: a) investigate the perceptions of teachers and students about emergency remote teaching; b) analyze how emergency remote teaching activities contributed to promoting the literacy of students and teachers at a quilombola school; c) understand to what extent the literacy practices offered in PETs tend to reproduce or resist coloniality. This work aims to identify the perceptions and experiences of students and teachers at Escola do Quilombo regarding the literacy practices developed during remote teaching of Portuguese language, during the Covid-19 pandemic, through their detailed description, in contrast with laws, school documents, and understanding articulations of existing (de)colonialities. As a theoretical framework, we used the concepts of literacy(ies) by Street (2013, 2014), the processes of decoloniality/coloniality by Kilomba (2019) and Mignolo (2008, 2020, 2021), the resignification of quilombola education by Gomes (2005) and Bispo dos Santos (2015), among others who contribute to the discussion. The research is qualitative and exploratory, using interviews conducted with students and teachers in the 5th year of Elementary School and 3rd year of High School classes as a data collection instrument. The first four Portuguese Language PETs from 2020 were also analyzed, taking into account the literacy practices presented in the material. To verify the results, the content analysis proposed by Bardin (2016) was used, based on pre-analysis, exploration of the material and treatment of results, inference and interpretation. In this sense, the research contributes to problematizing the coloniality present in hegemonic educational models and to pointing out ways for an education that are committed to social justice. Thus, this investigation highlights the importance of considering the specificities and knowledge of quilombola communities when planning and implementing educational policies and practices, especially in times of crisis and transformation, such as the one experienced during the Covid-19 pandemic.
Keywords: Letramentos
Literacies
Escola quilombola
Quilombola school
(De)colonialidade
(De)coloniality
Ensino remoto
Remote teaching
Linguística
Linguistics
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: MARIZ SÁ, Lucelia Cristina Brant. Práticas de letramento durante o ensino remoto emergencial: um estudo de caso em uma escola quilombola de Minas Gerais. 2024. 225 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.706.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.706
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44554
Date of defense: 25-Nov-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Estudos Linguísticos

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