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Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Alicerce para os outros, Túmulos para os meus: o corpo negro que constrói e ocupa.
Author: Lourenço, Luan Pedro Vasconcelos Santana
First Advisor: Osses, Patrícia Andrea Soto
First member of the Committee: Ferraz, Tatiana Sampaio
Second member of the Committee: Vieira, Marco Antônio Ramos
Summary: O trabalho presente une duas pesquisas que foram produzidas durante minha trajetória dentro do curso de graduação em licenciatura em Artes Visuais. Em “Alicerce para os outros, Túmulos para os meus” a trama da obra narra como o corpo negro e o trabalho na construção civil se relacionam. O pilar de concreto e os ossos se entrelaçam: no momento em que são expostos na galeria não agem mais de maneira independente. Como monumento, ou mesmo memento mori, proporciona a permanência do corpo negro que o ergueu, trazendo sua constante presença e retratando esse soterramento diário que é o trabalho braçal. Já em “RESSURGIMENTO DO MEU EU” há o questionamento sobre o espaço expositivo do cubo branco. Esses espaços das Galerias e Museus são entendidos no meio artístico como sagrados, onde nada pode ser modificado, tudo é asséptico e os corpos negros que os construíram não os ocupam. A performance manifesta como o meu corpo negro reage ao ocupar o espaço Laboratório Galeria e como este lugar é utilizado para legitimação dos estudantes como artistas. A conexão entre estes trabalhos se dá quando o corpo negro que participa da construção do espaço agora o ocupa.
Abstract: The work presents two research studies that were produced during my undergraduate course in Visual Arts. In “Foundation for others, Tombs for mine” the plot of the work narrates how the black body and work in construction are related. The concrete pillar and the bones intertwine: the moment they are exposed in the gallery they are no longer independent. As a monument, or even memento mori, it provides the permanence of the black body that bears it, bringing its constant presence and portraying this daily burial that is manual labor. In “RESURGENCE FROM MY SELF” there is a question about the exhibition space of the white cube. These spaces in galleries and museums are understood in the artistic world as sacred, where nothing can be modified, everything is aseptic and the black bodies that built them did not occupy them. The performance manifests how my black body reacts to occupying the Laboratory Gallery space and how this place is used to legitimize students as artists. The connection between these works occurs when the black body participates in the construction of the space it now occupies.
Keywords: Corpo negro
Construção civil
Performance
Trabalho
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: LOURENÇO, Luan Pedro Vasconcelos Santana. Alicerce para os outros, Túmulos para os meus: o corpo negro que constrói e ocupa. 2024. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44525
Date of defense: 22-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

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