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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44507
ORCID: | ![]() |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Os diários na literatura juvenil: a escrita diarística como elemento de endereçamento ao público juvenil |
Author: | Souza, Gabriela Alves de |
First Advisor: | Barth, Pedro Afonso |
First member of the Committee: | Andrade, Paulo Fonseca |
Second member of the Committee: | Kühn, Ana Érica Reis da Silva |
Summary: | Os diários íntimos tornaram-se populares durante o século XIX na Europa diante da ascensão da burguesia e do fortalecimento de conceitos como âmbito privado e intimidade. Diários, em uma perspectiva histórica, são relacionáveis ao público juvenil: a escrita de si permite uma identificação que atrai os leitores dessa faixa etária. Em paralelo a esse fato, torna-se importante destacar que existem inúmeros registros de diários escritos por adolescentes durante o século XIX, sendo que esses documentos traziam em seus centros questões pertinentes à adolescência/juventude da época. Logo, observa-se que os cadernos pessoais são produtos linguísticos capazes de cristalizar gerações e, contemporaneamente, é possível considerar que a Literatura Juvenil utiliza nas construções de suas narrativas elementos próprios da escrita diarística. Dessa maneira, a presente pesquisa tem como objetivo principal realizar uma análise sobre os fatores que levam os diários literários a serem estruturas atraentes para o público juvenil. Para isso, o foco dessa pesquisa recai sobre três livros, sendo eles: O diário de Lúcia Helena, de Álvaro Cardoso Gomes (1993), Poderosa, diário de uma garota que tinha o mundo na mão, do escritor Sérgio Klein (2005), e O caderno vermelho da menina Karateca, da escritora Ana Pessoa (2014). Assim, essas obras foram analisadas com o objetivo de compreender como o relato pessoal é estruturado e organizado ao longo dessas narrativas, percebendo como certas peculiaridades constitutivas próprias da escrita diarística garantem o estatuto estético desses livros e, principalmente, sustentam o endereçamento desses ao público juvenil. Dessa forma, as contribuições teóricas de Martha (2011, 2012), Petit (2009, 2013), Picard (1981) e Teixeira (2012), entre outros autores, foram necessárias para edificar a análise de tais obras, em questões que envolvam a narrativa juvenil contemporânea e aspectos do diário juvenil, para compreender como esse formato diarístico ainda é relevante para os a formação de leitores jovens contemporâneos. |
Abstract: | Los diarios íntimos se popularizaron durante el siglo XIX en Europa debido al ascenso de la burguesía y al fortalecimiento de conceptos como la esfera privada y la intimidad. Los diarios, desde una perspectiva histórica, son identificables para el público joven: la autoescritura permite una identificación que atrae a los lectores de este grupo de edad. Paralelamente a este hecho, cabe destacar que existen innumerables registros de diarios escritos por adolescentes durante el siglo XIX, y estos documentos tenían en su centro cuestiones pertinentes a la adolescencia/juventud de la época. Por tanto, se observa que los cuadernos personales son productos lingüísticos capaces de cristalizar generaciones y, al mismo tiempo, es posible considerar que la Literatura Juvenil utiliza elementos propios de la escritura de diarios en la construcción de sus narrativas. Por tanto, el objetivo principal de esta investigación es realizar un análisis de los factores que llevan a los diarios literarios a ser estructuras atractivas para el público joven. Para lograrlo, el foco de esta investigación se centró en tres libros: O diário de Lúcia Helena de Álvaro Cardoso Gomes (1993), Poderosa, diário de uma garota que tinha o mundo na mão del escritor Sérgio Klein (2005) y O caderno vermelho da menina Karateca de la escritora Ana Pessoa (2014). Así, se analizaran estas obras con el objetivo de comprender cómo se estructura y organiza el relato personal a lo largo de estas narrativas, dándose cuenta de cómo ciertas peculiaridades constitutivas propias de la escritura de diarios garantizan el estatus estético de estos libros y, principalmente, sustentan su direccionamiento a la juventud. Así, los aportes teóricos de Martha (2011, 2012) Petit (2009, 2013), Picard (1981) y Teixeira (2012), entre otros autores, fueron necesarios para construir el análisis de tales obras sobre cuestiones que involucran la narrativa juvenil en la literatura contemporánea y aspectos de los diarios juveniles para comprender cómo este formato de diario sigue siendo relevante para la formación de los jóvenes lectores contemporáneos. |
Keywords: | Diários Diarios Escrita de si Autoescritura Literatura Juvenil Literatura Juvenil Juventude Juventud Endereçamento Juvenil Direccionamiento Juvenil. |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SOUZA, Gabriela Alves de. Os diários na literatura juvenil: a escrita diarística como elemento de endereçamento ao público juvenil. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44507 |
Date of defense: | 22-Nov-2024 |
Appears in Collections: | TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa |
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DiáriosLiteraturaJuvenil.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 454.79 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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