Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44507
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Gabriela Alves de-
dc.date.accessioned2025-01-07T21:44:23Z-
dc.date.available2025-01-07T21:44:23Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationSOUZA, Gabriela Alves de. Os diários na literatura juvenil: a escrita diarística como elemento de endereçamento ao público juvenil. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44507-
dc.description.abstractLos diarios íntimos se popularizaron durante el siglo XIX en Europa debido al ascenso de la burguesía y al fortalecimiento de conceptos como la esfera privada y la intimidad. Los diarios, desde una perspectiva histórica, son identificables para el público joven: la autoescritura permite una identificación que atrae a los lectores de este grupo de edad. Paralelamente a este hecho, cabe destacar que existen innumerables registros de diarios escritos por adolescentes durante el siglo XIX, y estos documentos tenían en su centro cuestiones pertinentes a la adolescencia/juventud de la época. Por tanto, se observa que los cuadernos personales son productos lingüísticos capaces de cristalizar generaciones y, al mismo tiempo, es posible considerar que la Literatura Juvenil utiliza elementos propios de la escritura de diarios en la construcción de sus narrativas. Por tanto, el objetivo principal de esta investigación es realizar un análisis de los factores que llevan a los diarios literarios a ser estructuras atractivas para el público joven. Para lograrlo, el foco de esta investigación se centró en tres libros: O diário de Lúcia Helena de Álvaro Cardoso Gomes (1993), Poderosa, diário de uma garota que tinha o mundo na mão del escritor Sérgio Klein (2005) y O caderno vermelho da menina Karateca de la escritora Ana Pessoa (2014). Así, se analizaran estas obras con el objetivo de comprender cómo se estructura y organiza el relato personal a lo largo de estas narrativas, dándose cuenta de cómo ciertas peculiaridades constitutivas propias de la escritura de diarios garantizan el estatus estético de estos libros y, principalmente, sustentan su direccionamiento a la juventud. Así, los aportes teóricos de Martha (2011, 2012) Petit (2009, 2013), Picard (1981) y Teixeira (2012), entre otros autores, fueron necesarios para construir el análisis de tales obras sobre cuestiones que involucran la narrativa juvenil en la literatura contemporánea y aspectos de los diarios juveniles para comprender cómo este formato de diario sigue siendo relevante para la formación de los jóvenes lectores contemporáneos.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectDiáriospt_BR
dc.subjectDiariospt_BR
dc.subjectEscrita de sipt_BR
dc.subjectAutoescriturapt_BR
dc.subjectLiteratura Juvenilpt_BR
dc.subjectLiteratura Juvenilpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectJuventudpt_BR
dc.subjectEndereçamento Juvenilpt_BR
dc.subjectDireccionamiento Juvenil.pt_BR
dc.titleOs diários na literatura juvenil: a escrita diarística como elemento de endereçamento ao público juvenilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barth, Pedro Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280905518699574pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Paulo Fonseca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0032062367504361pt_BR
dc.contributor.referee2Kühn, Ana Érica Reis da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6116050916791099pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2788909911861319pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs diários íntimos tornaram-se populares durante o século XIX na Europa diante da ascensão da burguesia e do fortalecimento de conceitos como âmbito privado e intimidade. Diários, em uma perspectiva histórica, são relacionáveis ao público juvenil: a escrita de si permite uma identificação que atrai os leitores dessa faixa etária. Em paralelo a esse fato, torna-se importante destacar que existem inúmeros registros de diários escritos por adolescentes durante o século XIX, sendo que esses documentos traziam em seus centros questões pertinentes à adolescência/juventude da época. Logo, observa-se que os cadernos pessoais são produtos linguísticos capazes de cristalizar gerações e, contemporaneamente, é possível considerar que a Literatura Juvenil utiliza nas construções de suas narrativas elementos próprios da escrita diarística. Dessa maneira, a presente pesquisa tem como objetivo principal realizar uma análise sobre os fatores que levam os diários literários a serem estruturas atraentes para o público juvenil. Para isso, o foco dessa pesquisa recai sobre três livros, sendo eles: O diário de Lúcia Helena, de Álvaro Cardoso Gomes (1993), Poderosa, diário de uma garota que tinha o mundo na mão, do escritor Sérgio Klein (2005), e O caderno vermelho da menina Karateca, da escritora Ana Pessoa (2014). Assim, essas obras foram analisadas com o objetivo de compreender como o relato pessoal é estruturado e organizado ao longo dessas narrativas, percebendo como certas peculiaridades constitutivas próprias da escrita diarística garantem o estatuto estético desses livros e, principalmente, sustentam o endereçamento desses ao público juvenil. Dessa forma, as contribuições teóricas de Martha (2011, 2012), Petit (2009, 2013), Picard (1981) e Teixeira (2012), entre outros autores, foram necessárias para edificar a análise de tais obras, em questões que envolvam a narrativa juvenil contemporânea e aspectos do diário juvenil, para compreender como esse formato diarístico ainda é relevante para os a formação de leitores jovens contemporâneos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Português e Literaturas de Língua Portuguesapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode175238965-
Appears in Collections:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiáriosLiteraturaJuvenil.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (TCC)454.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons