Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44502
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4955-4122
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Do corpo ao texto: A indissolubilidade entre a experiência estética e erótica em narrativas de Sérgio Sant'Anna
Alternate title (s): From body to text: The indissolubility between aesthetic and erotic experience in narratives by Sérgio Sant'Anna
Author: Fonseca, Fabiana Cardoso da
First Advisor: Camargo, Fábio Figueiredo
First member of the Committee: Dealtry, Giovanna Ferreira
Second member of the Committee: Soares, Leonardo Francisco
Third member of the Committee: Silva, Rodrigo Guimarães
Fourth member of the Committee: Silva, Maria Ivonete Santos
Summary: No cenário da Literatura Brasileira Contemporânea, Sérgio Sant’Anna é um autor que se destaca por sua inventividade no trato com a escrita, principalmente no que diz respeito ao experimentalismo formal. Sua ficção ilustra bem um tipo de arte inquieta, mutante, que absorve e filtra signos e códigos provenientes de outras instâncias, para se ressignificar constantemente. Entre os campos de força de sua literatura, esta pesquisa se concentra em duas veias obsessivas que atravessam os seus textos: a expressiva carga erótica e o consumo exacerbado de outras artes. Sendo assim, o presente trabalho consiste em investigar a indissolubilidade entre a experiência estética e erótica na ficção de Sérgio Sant’Anna, buscando identificar em que medida sua escrita atesta a inseparabilidade entre as “possibilidades” do texto e do corpo. Para tanto, apropriamo-nos da obra O livro de Praga: narrativas de amor e arte (2011), a fim de avaliar como essas duas obsessões se conectam e favorecem a produção de uma ficção regida pela exorbitância do corpo. Como o seu narrador, um artista-escritor, não só flerta com vários objetos artísticos, mas coloca o seu corpo para “jogo”, interagindo eroticamente com eles, procuramos avaliar como se dão as narrativas de diferentes percepções sensoriais decorrentes não só do seu envolvimento com a arte mas também de suas relações eróticas. Para desdobramento da presente proposta, investigamos, inicialmente, como a obra escolhida operacionaliza os modos de produção do erotismo, a exemplo das relações entre desejo, corpo, continuidade e descontinuidade. O agenciamento de uma escrita excessiva, convulsiva e vertiginosa, marcada pela multiplicação de significantes, de efeitos retóricos e outros procedimentos discursivos, levou-nos a analisar de que forma a vertigem, a desmedida e o excesso materializam-se na execução dos textos. Nesse percurso, analisamos a vivência erótica enquanto dispositivo que interroga padrões coercitivos e como instrumento que une corpo e texto, uma fusão que contribui, inclusive, para eliminar as fronteiras entre vida e arte. Por fim, buscamos verificar como a interseção entre diferentes linguagens artísticas é capaz de presentificar a linguagem do corpo na obra estudada. A investigação contou com uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo-interpretativo, na qual foram usados os pressupostos teóricos de Eliane Robert Moraes, Georges Bataille, Octavio Paz, Robert Stoller, Samira Chalhub, entre outros. O estudo mostrou, entre outras coisas, que o cunho erótico atribuído à estética santaniana não se deve, especificamente, por trazer a sexualidade para a cena da escrita, mas por tratar-se de uma narrativa cuja elaboração busca criar uma relação de completude entre o sujeito e sua arte, entre o artista e seu objeto de desejo.
Abstract: In the contemporary Brazilian literature scene, Sérgio Sant’Anna is an author who stands out for his inventiveness in writing, especially with regard to formal experimentalism. His fiction illustrates well a type of restless, mutant art, which absorbs and filters signs and codes coming from other instances, to constantly resignify itself. Among the fields of force of his literature, this research focuses on two obsessive veins that run through his texts: the expressive erotic charge and the exacerbated consumption of other arts. Therefore, the present work consists of investigating the indissolubility between the aesthetic and erotic experience in Sérgio Sant’Anna’s fiction, seeking to identify to what extent his writing attests to the inseparability between the “possibilities” of the text and the body. To this end, we appropriated the work The Book of Prague: narratives of love and art (2011), in order to evaluate how these two obsessions connect and favor the production of a fiction governed by the exorbitance of the body. As its narrator, an artist-writer, not only flirts with various artistic objects, but also puts his body into “play”, interacting erotically with them, we seek to evaluate how the narratives of different sensory perceptions arise not only from his involvement with art but also from his erotic relationships. To develop this proposal, we initially investigated how the chosen work operationalizes the modes of production of eroticism, such as the relations between desire, body, continuity and discontinuity. The creation of an excessive, convulsive and dizzying writing, marked by the multiplication of signifiers, rhetorical effects and other discursive procedures, led us to analyze how vertigo, immoderation and excess materialize in the execution of texts. In this journey, we analyze the erotic experience as a device that interrogates coercive patterns and as an instrument that unites body and text, a fusion that even contributes to eliminating the boundaries between life and art. Finally, we seek to verify how the intersection between different artistic languages is capable of making the language of the body present in the work studied. The investigation included qualitative-interpretative bibliographic research, in which the theoretical assumptions of Eliane Robert Moraes, Georges Bataille, Octavio Paz, Robert Stoller, Samira Chalhub, among others, were used. The study showed, among other things, that the erotic nature attributed to Sant’Anna aesthetics is not specifically due to bringing sexuality into the writing scene, but rather to the fact that it is a narrative whose elaboration seeks to create a relationship of completeness between the subject and his art, between the artist and his object of desire.
Keywords: Corpo
Texto
Estética
Erotismo
Sérgio Sant’Anna.
Body
Text
Aesthetics
Eroticism
Sérgio Sant’Anna.
Literatura
Universidade Federal de Uberlândia
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Literatura
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Quote: FONSECA, Fabiana Cardoso da. Do corpo ao texto: A indissolubilidade entre a experiência estética e erótica em narrativas de Sérgio Sant'Anna. 2025. 154 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5069.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5069
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44502
Date of defense: 18-Oct-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CorpoTextoIndissolubilidade.pdfTese2.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons