Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44493
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-5960-6099
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2026-11-13
Título: Avaliação psicoeducacional na perspectiva Histórico-Cultural: em busca de novas possibilidades
Autor(es): Santos, Gabriela Pacheco Lemos dos
Primeiro orientador: Rezende, Paula Cristina Medeiros
Primeiro membro da banca: Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos
Segundo membro da banca: Silva, Larice Santos
Resumo: Atualmente, pesquisadores do campo da psicologia escolar têm buscado ampliar as explicações da queixa escolar para além do indivíduo, rompendo com uma visão tecnicista. Este trabalho objetivou mapear os recursos e os princípios que sustentam os processos de avaliações psicoeducacionais da queixa escolar, em trabalhos que dialogam com a Teoria Histórico-Cultural. Para isso, realizou-se uma busca de artigos publicados no Portal CAPES, desde 2013, a partir dos seguintes marcadores combinados entre si: queixa escolar, avaliação psicoeducacional, avaliação, dificuldade de aprendizagem, contexto; compromisso social, psicologia escolar, psicologia histórico-cultural, crítica, dinâmica, histórico-cultural, Vigotski; resultando em 117 publicações. Aplicados os critérios de exclusão, 20 publicações foram selecionadas e organizadas em dois grupos temáticos, a saber: 1) recursos e/ou intervenções práticas utilizados em processos de avaliação da queixa escolar (sete publicações), 2) posicionamento/princípios que norteiam tais escolhas (13 publicações). Em seu conjunto, as produções oferecem inúmeros recursos que vão desde observações nos contextos escolares, engajamento e parceria da família e da escola, inclusão de brincadeiras e da arte, até a construção de jogos criativos. Essas ações estão sustentadas por um posicionamento que considera o contexto da escolarização e suas relações, bem como as condições materiais do desenvolvimento da criança. Assim, a avaliação psicoeducacional fundamentada pela teoria Histórico-Cultural compreende o fenômeno escolar dentro de um contexto político, ético e social, e pode lançar mão de recursos criativos respaldados teoricamente e utilizados de maneira ética, responsável e aliada às orientações oficiais da profissão.
Abstract: Currently, researchers in the field of school psychology have sought to expand the explanations of school complaints beyond the individual, breaking with a technicalist comprehension. This work aimed to map the resources and principles that support the processes of psychoeducational assessments of school complaints, in publications that dialogue with the Historical-Cultural Theory. To this end, a search was carried out for articles published on the CAPES Portal, since 2013, based on the following markers combined: school complaint, psychoeducational assessment, assessment, learning difficulty, context; social commitment; school psychology; historical-cultural psychology; criticism; dynamic, historical-cultural, Vygotski, resulting in 117 publications. After applying the exclusion criteria, 20 publications were selected and organized into two thematic groups, namely: 1) resources and/or practical interventions used in school complaint assessment processes (seven publications), 2) positioning/principles that guide such choices (13 publications). As a whole, the publications offer numerous resources ranging, such as observations in school contexts, family and school engagement and partnership, inclusion of games and art, and construction of creative games. These actions are supported by a position that considers the context of schooling and its relationships, as well as the material conditions of the child's development. Thus, psychoeducational assessment, based on Historical-Cultural theory, understands the school phenomenon within a political, ethical and social context, and can make use of creative resources supported theoretically and used in an ethical, responsible manner and combined with the profession's official guidelines.
Palavras-chave: Queixa escolar
Avaliação Psicoeducacional
Intervenção
Teoria Histórico-Cultural
School complaint
Psychoeducational Assessment
Intervention
Historical-Cultural Theory
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Gabriela Pacheco Lemos dos. Avaliação psicoeducacional na perspectiva Histórico-Cultural: em busca de novas possibilidades. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44493
Data de defesa: 13-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoPsicoeducacionalPerspectiva.pdf
  Até 2026-11-13
TCC167.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.