Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44493
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Gabriela Pacheco Lemos dos-
dc.date.accessioned2025-01-07T13:20:48Z-
dc.date.available2025-01-07T13:20:48Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Gabriela Pacheco Lemos dos. Avaliação psicoeducacional na perspectiva Histórico-Cultural: em busca de novas possibilidades. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44493-
dc.description.abstractCurrently, researchers in the field of school psychology have sought to expand the explanations of school complaints beyond the individual, breaking with a technicalist comprehension. This work aimed to map the resources and principles that support the processes of psychoeducational assessments of school complaints, in publications that dialogue with the Historical-Cultural Theory. To this end, a search was carried out for articles published on the CAPES Portal, since 2013, based on the following markers combined: school complaint, psychoeducational assessment, assessment, learning difficulty, context; social commitment; school psychology; historical-cultural psychology; criticism; dynamic, historical-cultural, Vygotski, resulting in 117 publications. After applying the exclusion criteria, 20 publications were selected and organized into two thematic groups, namely: 1) resources and/or practical interventions used in school complaint assessment processes (seven publications), 2) positioning/principles that guide such choices (13 publications). As a whole, the publications offer numerous resources ranging, such as observations in school contexts, family and school engagement and partnership, inclusion of games and art, and construction of creative games. These actions are supported by a position that considers the context of schooling and its relationships, as well as the material conditions of the child's development. Thus, psychoeducational assessment, based on Historical-Cultural theory, understands the school phenomenon within a political, ethical and social context, and can make use of creative resources supported theoretically and used in an ethical, responsible manner and combined with the profession's official guidelines.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectQueixa escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação Psicoeducacionalpt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectSchool complaintpt_BR
dc.subjectPsychoeducational Assessmentpt_BR
dc.subjectInterventionpt_BR
dc.subjectHistorical-Cultural Theorypt_BR
dc.titleAvaliação psicoeducacional na perspectiva Histórico-Cultural: em busca de novas possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rezende, Paula Cristina Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401932422065415pt_BR
dc.contributor.referee1Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747815374339453pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Larice Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0315332105208050pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, pesquisadores do campo da psicologia escolar têm buscado ampliar as explicações da queixa escolar para além do indivíduo, rompendo com uma visão tecnicista. Este trabalho objetivou mapear os recursos e os princípios que sustentam os processos de avaliações psicoeducacionais da queixa escolar, em trabalhos que dialogam com a Teoria Histórico-Cultural. Para isso, realizou-se uma busca de artigos publicados no Portal CAPES, desde 2013, a partir dos seguintes marcadores combinados entre si: queixa escolar, avaliação psicoeducacional, avaliação, dificuldade de aprendizagem, contexto; compromisso social, psicologia escolar, psicologia histórico-cultural, crítica, dinâmica, histórico-cultural, Vigotski; resultando em 117 publicações. Aplicados os critérios de exclusão, 20 publicações foram selecionadas e organizadas em dois grupos temáticos, a saber: 1) recursos e/ou intervenções práticas utilizados em processos de avaliação da queixa escolar (sete publicações), 2) posicionamento/princípios que norteiam tais escolhas (13 publicações). Em seu conjunto, as produções oferecem inúmeros recursos que vão desde observações nos contextos escolares, engajamento e parceria da família e da escola, inclusão de brincadeiras e da arte, até a construção de jogos criativos. Essas ações estão sustentadas por um posicionamento que considera o contexto da escolarização e suas relações, bem como as condições materiais do desenvolvimento da criança. Assim, a avaliação psicoeducacional fundamentada pela teoria Histórico-Cultural compreende o fenômeno escolar dentro de um contexto político, ético e social, e pode lançar mão de recursos criativos respaldados teoricamente e utilizados de maneira ética, responsável e aliada às orientações oficiais da profissão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.embargo.termsIII - resultados de pesquisa cujo conteúdo seja passível de ser patenteado ou publicado em livros e capítulospt_BR
dc.orcid.putcode175239352-
dc.description.embargo2026-11-13-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçãoPsicoeducacionalPerspectiva.pdf
  Until 2026-11-13
TCC167.37 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.