Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44489
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-4613-6080
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Os aspectos prosódicos que delimitam o operador argumentativo "porque" na leitura em voz alta de falantes do sexto ano do ensino fundamental
Título (s) alternativo (s): Os aspectos prosódicos que delimitam o operador argumentativo “porque” na leitura em voz alta de falantes do sexto ano do ensino fundamental
Autor: Lima, Iago Cândido de
Primer orientador: Leite, Camila Tavares
Primer miembro de la banca: Alves, Marlúcia Maria
Segundo miembro de la banca: Fonseca, Aline Alves
Resumen: A presente pesquisa buscou identificar, descrever e analisar os aspectos prosódicos e entoacionais que delimitam o operador argumentativo “porque”, a partir da leitura em voz alta realizada por falantes do sexto ano do Ensino Fundamental da cidade de Uberlândia, no estado de Minas Gerais. Este estudo se baseou nas propostas teóricas da fonologia prosódica (Nespor; Vogel, 2007) e da fonologia entoacional (Ladd, 2008), procurando responder à seguinte pergunta: quais são os aspectos prosódicos que delimitam o operador argumentativo “porque”? Para responder essa indagação e contribuir com a descrição prosódica desse operador argumentativo, neste trabalho, analisamos a leitura em voz alta de 10 (dez) estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II. O corpus foi constituído por 10 frases contendo o operador argumentativo “porque”. Nesse contexto, cada participante realizou três leituras de cada frase, com o objetivo de identificar padrões, tendências e desvios entre as leituras. Com base no objetivo proposto, foram formuladas as seguintes hipóteses: 1) O tempo de elocução diminuirá à medida que as leituras forem realizadas; 2) o percentual de tempo de elocução do operador argumentativo apresentará aumento relativo ao tempo de elocução das frases; 3) o tempo de pausa antes do operador argumentativo “porque” apresentará pouca variação de tempo entre as leituras; 4) o valor tessitura (diferença entre F0 máxima e F0 mínima) será menor a cada leitura; 5) haverá um tom de fronteira alto (H%) antes do operador argumentativo “porque”. A coleta de dados foi realizada seguindo as seguintes etapas: i) a gravação dos dados ocorreu na instituição de ensino (escola da rede municipal de Uberlândia-MG), utilizando o gravador digital Tascam DR-05, e foi registrada em formato .wav; ii) segmentamos e codificamos os dados; iii) fizemos a descrição e a análise dos dados no programa de análise acústica Praat. Do ponto de vista da prosódia, os resultados sugerem que: a) à medida em que o leitor repete a leitura das frases experimentais, o tempo de elocução tende a reduzir; b) o percentual de tempo de elocução do operador argumentativo “porque” tende a ser maior na L03; c) a pausa é um marcador prosódico relevante realizado antes do operador argumentativo “porque”, pois, a cada leitura, aumentou o percentual relativo ao tempo de elocução da frase; d) o valor de tessitura tende a ser maior na primeira leitura de uma frase e reduzir nas demais leituras. Do ponto de vista entoacional, os resultados sugerem que o leitor, além da pausa, tende a realizar tom de fronteira H% antes do operador argumentativo “porque”.
Abstract: This research sought to identify, describe and analyze the prosodic and intonational aspects that delimit the argumentative operator “porque” based on the reading aloud performed by sixth-grade elementary school students in the city of Uberlândia, in the state of Minas Gerais. This research was based on the theoretical proposals of Prosodic Phonology (Nespor; Vogel, 2007) and Intonational Phonology (Ladd, 2008). This work found an answer to the following question: what are the prosodic aspects that delimit the argumentative operator “porque”? To answer this question and contribute to the prosodic description of this argumentative operator, in this work, we analyzed the reading aloud of 10 (ten) sixth-grade elementary school students. The corpus consisted of 10 sentences containing the argumentative operator “porque”. Each participant read each sentence three times, with the aim of identifying patterns, trends and deviations between the readings. Based on the proposed objective, the following hypotheses were formulated: 1) The speech time will decrease as the readings were performed; 2) the percentage of speech time of the argumentative operator will show an increase relative to the speech time of the sentences; 3) the pause time before the argumentative operator “porque” will present little variation in time between readings; 4) the value of the tessitura (difference between maximum F0 and minimum F0) will be lower with each reading; 5) there will be a high border tone (H%) before the argumentative operator “porque”. Data collection was carried out following the following steps: i) the recording of the data occurred at the educational institution (a school in the municipal network of Uberlândia-MG), using the Tascam DR-05 digital recorder, and it was recorded in .wav format; ii) we segmented and coded the data; iii) we described and analyzed the data in the acoustic analysis program Praat. From a prosodic point of view, the results suggest that: a) as the reader repeats the reading of the experimental sentences, the elocution time tends to decrease; b) the percentage of elocution time of the argumentative operator “porque” tends to be greater in L03; c) the pause is a relevant prosodic marker performed before the argumentative operator “porque”, since with each reading the percentage relative to the elocution time of the sentence increased; d) the tessitura value tends to be greater in the first reading of a sentence and decrease in the following readings. From an intonational point of view, the results suggest that the reader, in addition to the pause, tends to perform a boundary tone H% before the argumentative operator “porque”.
Palabras clave: Prosódia
Prosody
Leitura em voz alta
Reading aloud
Operador argumentativo “porque”
Argumentative operator “porque”
Fonologia Prosódica
Prosodic phonology
Fonologia Entoacional
Intonational phonology
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Tema: Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Cita: LIMA, Iago Cândido de. Os aspectos prosódicos que delimitam o operador argumentativo "porque" na leitura em voz alta de falantes do sexto ano do ensino fundamental. 2025. 117 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.625.
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.625
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44489
Fecha de defensa: 27-ago-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AspectosProsódicosDelimitam.pdfDissertação11.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons