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ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-8430-128X
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2026-11-29
Title: A perspectiva de coordenadoras de grupos online durante a pandemia de COVID-19
Alternate title (s): The perspective of online Group coordinators during the COVID-19 pandemic
Author: Diniz, Lara Lima
First Advisor: Rasera, Emerson Fernando
First member of the Committee: Vieira Junior, Ederglenn Nobre
Second member of the Committee: Moré, Isabella Alves
Summary: O atendimento online já era regulamentado no Brasil, porém, com a chegada da COVID-19, o que antes era uma modalidade não muito recorrente, se tornou, repentinamente, a única alternativa possível. A partir dessa mudança, coordenadoras e participantes de grupo online viveram novos desafios e aprendizados. Assim, esse estudo buscou compreender as potencialidades e desafios da modalidade grupal online no contexto da saúde mental, segundo as coordenadoras de grupos. Baseado em uma abordagem qualitativa, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas, as quais foram transcritas e submetidas a uma análise temática. Os resultados da pesquisa apontaram que i) os grupos online possibilitaram o cuidado em saúde mental diante do distanciamento físico; ii) as coordenadoras tinham dúvidas e inseguranças sobre a prática grupal; iii) o contrato teve de ser adaptado para a modalidade online mas a preocupação com o sigilo e a flexibilidade quanto à estruturação dos grupos foram mantidos; iv) a instabilidade de conexão de internet representou uma dificuldade para os envolvidos; v) desafios na expressividade corporal e intercorrências na comunicação verbal demandaram esforços para aprendizados de novos manejos; vi) o vínculo e a afetividade ocorreram no virtual; vii) grupos online se mostraram efetivos, abrangentes e vantajosos em economia e comodidade. Assim, são necessárias políticas públicas de acesso à internet, formação em grupos online para conferir confiança aos profissionais da área e estudos que investiguem sua estruturação e avaliação, a fim de consolidar essa modalidade no Brasil.
Abstract: Online service had already been regulated in Brazil, however, with the arrival of COVID-19, what was previously a non-recurrent modality suddenly became the only possible alternative. Following this change, online group coordinators and participants experienced new challenges and learning experiences. Thus, this study sought to understand the potential and challenges of online group modality in the context of mental health, according to group coordinators. Based on a qualitative approach, 9 semi-structured interviews were carried out, which were transcribed and subjected to a thematic analysis. The research results showed that i) online groups enabled mental health care in the face of physical distancing; ii) the coordinators had many doubts and insecurities about group practice; iii) the contract had to be adapted to the online modality but the concerns with confidentiality and flexibility regarding the structuring of the groups due their diverse characteristics were maintained; iv) the main challenge was connection instability; v) challenges in body expressiviness and complications in verbal communication required efforts to learn new management; vi) the bond and affection occurred online; vii) online groups proved to be effective, comprehensive and adventageous in terms of economy and convenience. Therefore, public policies on internet access, training in online groups to give confidence to professionals in the field and studies that investigate their structuring and evaluation are necessary, in order to consolidate this modality in Brazil.
Keywords: pandemia
covid 19
saúde mental
acesso à internet
aliança terapêutica
pandemic
mental health
internet access
therapeutic aliance
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: DINIZ, Lara Lima. A perspectiva de coordenadoras de grupos online durante a pandemia COVID-19. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44471
Date of defense: 29-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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