Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44471
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDiniz, Lara Lima-
dc.date.accessioned2025-01-03T19:29:35Z-
dc.date.available2025-01-03T19:29:35Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.citationDINIZ, Lara Lima. A perspectiva de coordenadoras de grupos online durante a pandemia COVID-19. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44471-
dc.description.abstractOnline service had already been regulated in Brazil, however, with the arrival of COVID-19, what was previously a non-recurrent modality suddenly became the only possible alternative. Following this change, online group coordinators and participants experienced new challenges and learning experiences. Thus, this study sought to understand the potential and challenges of online group modality in the context of mental health, according to group coordinators. Based on a qualitative approach, 9 semi-structured interviews were carried out, which were transcribed and subjected to a thematic analysis. The research results showed that i) online groups enabled mental health care in the face of physical distancing; ii) the coordinators had many doubts and insecurities about group practice; iii) the contract had to be adapted to the online modality but the concerns with confidentiality and flexibility regarding the structuring of the groups due their diverse characteristics were maintained; iv) the main challenge was connection instability; v) challenges in body expressiviness and complications in verbal communication required efforts to learn new management; vi) the bond and affection occurred online; vii) online groups proved to be effective, comprehensive and adventageous in terms of economy and convenience. Therefore, public policies on internet access, training in online groups to give confidence to professionals in the field and studies that investigate their structuring and evaluation are necessary, in order to consolidate this modality in Brazil.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectpandemiapt_BR
dc.subjectcovid 19pt_BR
dc.subjectsaúde mentalpt_BR
dc.subjectacesso à internetpt_BR
dc.subjectaliança terapêuticapt_BR
dc.subjectpandemicpt_BR
dc.subjectmental healthpt_BR
dc.subjectinternet accesspt_BR
dc.subjecttherapeutic aliancept_BR
dc.titleA perspectiva de coordenadoras de grupos online durante a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeThe perspective of online Group coordinators during the COVID-19 pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rasera, Emerson Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=CB390AB8D0CFAE1E0E84EF3EC39D63D3.buscatextual_0pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira Junior, Ederglenn Nobre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4612363077616954pt_BR
dc.contributor.referee2Moré, Isabella Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2659898281595889pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO atendimento online já era regulamentado no Brasil, porém, com a chegada da COVID-19, o que antes era uma modalidade não muito recorrente, se tornou, repentinamente, a única alternativa possível. A partir dessa mudança, coordenadoras e participantes de grupo online viveram novos desafios e aprendizados. Assim, esse estudo buscou compreender as potencialidades e desafios da modalidade grupal online no contexto da saúde mental, segundo as coordenadoras de grupos. Baseado em uma abordagem qualitativa, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas, as quais foram transcritas e submetidas a uma análise temática. Os resultados da pesquisa apontaram que i) os grupos online possibilitaram o cuidado em saúde mental diante do distanciamento físico; ii) as coordenadoras tinham dúvidas e inseguranças sobre a prática grupal; iii) o contrato teve de ser adaptado para a modalidade online mas a preocupação com o sigilo e a flexibilidade quanto à estruturação dos grupos foram mantidos; iv) a instabilidade de conexão de internet representou uma dificuldade para os envolvidos; v) desafios na expressividade corporal e intercorrências na comunicação verbal demandaram esforços para aprendizados de novos manejos; vi) o vínculo e a afetividade ocorreram no virtual; vii) grupos online se mostraram efetivos, abrangentes e vantajosos em economia e comodidade. Assim, são necessárias políticas públicas de acesso à internet, formação em grupos online para conferir confiança aos profissionais da área e estudos que investiguem sua estruturação e avaliação, a fim de consolidar essa modalidade no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.embargo.termsMaterial submetido a publicação em periódico científico.pt_BR
dc.orcid.putcode174982441-
dc.description.embargo2026-11-29-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PerspectivaCoordenadorasGrupos.pdf
  Until 2026-11-29
TCC794.64 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons