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dc.creatorCampos, Gabriel Riquieri-
dc.date.accessioned2025-01-03T18:44:07Z-
dc.date.available2025-01-03T18:44:07Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.citationCAMPOS, Gabriel Riquieri. Preparação de ambiente big data para acompanhamento do usuário em produtos digitais. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44469-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBig Datapt_BR
dc.subjectVendas Automáticaspt_BR
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_BR
dc.subjectArquitetura em Nuvempt_BR
dc.titlePreparação de ambiente big data para acompanhamento do usuário em produtos digitaispt_BR
dc.title.alternativePreparation of a big data environment for user monitoring in digital productspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bueno, Janaína Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9091229487265299pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, José Eduardo Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/118111117730548pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Maria Adriana Vidigal de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0532686872124118pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar e propor uma alternativa genérica, baseada em arquitetura de Big Data, para o acompanhamento e análise do comportamento do usuário de produtos digitais no setor de telecomunicações. A monografia foi conduzida por meio de um estudo de caso exemplificativo, com foco na análise de dados de um produto de vendas automáticas e na transição para uma cultura orientada a dados. Utilizando ferramentas da Amazon Web Services (AWS), como S3, Lambda e Step Functions, foi desenvolvida uma estrutura genérica, robusta e escalável capaz de processar grandes volumes de dados gerados por interações de usuários com um chatbot de vendas via WhatsApp. A alternativa proposta permitiu o desenvolvimento de um dashboard para o monitoramento do fluxo de vendas e com isso a identificação de gargalos e otimização da experiência do usuário. Os resultados mostram que a adoção de uma arquitetura de Big Data e uma cultura orientada a dados são fundamentais para aumentar a eficiência operacional, melhorar a tomada de decisão e responder a questão: "Por qual motivo o usuário não se torna um consumidor do produto digital?".pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode174980630-
Appears in Collections:TCC - Ciência da Computação

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