Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44445
ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-4356-5017 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Produção Ciêntifica em Educação Física, Esportes e Acessibilidade do Congresso Brasileiro de Educação Especial, na pandemia. |
Título (s) alternativo (s): | Scientific Production in Physical Education, Sport and Accessibility of the Brazilian Congresso of special Education, in the pandemic. |
Autor: | Nascimento, Diany Nachelly Pereira do |
Primer orientador: | Lima, Solange Rodovalho |
Primer miembro de la banca: | Antunes, Marina Ferreira de Souza |
Segundo miembro de la banca: | Medeiros, Izaura de Menezes |
Resumen: | Este estudo teve por objetivo geral mapear a produção cientifica do Eixo Temático Educação Física, Esportes e Acessibilidade do Congresso Brasileiro de Educação Especial, na Pandemia. Os objetivos específicos foram: verificar o formato dos trabalhos apresentados; identificar a instituição de origem dos autores/as e sua localização geográfica; investigar os principais subtemas abordados nos trabalhos. Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica. Os dados foram coletados nos Anais eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de Educação Especial, realizado no ano de 2021, durante a Pandemia da Covid-19. Os textos foram lidos integralmente e destacados: título, autor/es, instituição de origem dos/das autores/as, objetivos do trabalho e conclusão. Os dados estão organizados em três quadros: 1) trabalhos na modalidade pesquisas concluídas; 2) pesquisas com resultados parciais; 3) relatos de experiencia. Os resultados indicam que a maioria dos trabalhos foi classificada como pesquisas concluídas e com predominância de autores/as de instituições localizadas da região Sudeste. Observouse ausência de trabalhos da região Norte na categoria pesquisas concluídas, enquanto, na categoria relatos de experiência, houve produções da região Norte, mas sem contribuições das regiões Nordeste e Sul. Após a aglutinação dos subtemas, os mais abordados foram: inclusão escolar, formação de professores/as e esporte adaptado. Essas discussões ressaltaram a importância de capacitar continuamente os/as educadores/as para lidar com a diversidade e promover um ambiente escolar que responda às necessidades de todos/as os/as alunos/as. |
Abstract: | This study had the general objective of mapping the scientific production of the Thematic Axis of Physical Education, Sports and Accessibility of the Brazilian Congress of Special Education, during the Pandemic. The specific objectives were: to verify the format of the works presented; identify the authors’ institution of origin and their geographic location; investigate the main subtopics covered in the works. It is characterized as bibliographical research. The data was collected in the electronic Annals of the IX Brazilian Congress of Special Education, held in 2021, during the Covid-19 Pandemic. The texts were read in full and highlighted: title, author/s, institution of origin of the authors, objectives of the work and conclusion. The data is organized into three tables: 1) completed research work; 2) research with partial results; 3) experience reports. The results indicate that the majority of works were classified as completed research and with a predominance of authors from institutions located in the Southeast region. There was an absence of work from the North region in the completed research category, while, in the experience reports category, there were productions from the North region, but without contributions from the Northeast and South regions. After combining the subtopics, the most discussed were: school inclusion , teacher training and adapted sport. These discussions highlighted the importance of continually training educators to deal with diversity and promote a school environment that responds to the needs of all students. |
Palabras clave: | Educação Física Adaptada; Deficiência ; Evento Ciêntifico Adapted Physical Education; Disability; Scientific Events Educación Física Adaptada; Discapacidad; Evento Científicoa |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | NASCIMENTO, Diany Nachelly Pereira do. Produção Científica em Educação Física, Esportes e Acessibilidade do Congresso Brasileiro de Educação Especial, na pandemia. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44445 |
Fecha de defensa: | 8-nov-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Educação Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Template.docx | 186.96 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir | |
ProduçãoCientifícaEducação.pdf | 339.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons