Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44445
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Diany Nachelly Pereira do-
dc.date.accessioned2025-01-02T16:07:02Z-
dc.date.available2025-01-02T16:07:02Z-
dc.date.issued2024-11-08-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Diany Nachelly Pereira do. Produção Científica em Educação Física, Esportes e Acessibilidade do Congresso Brasileiro de Educação Especial, na pandemia. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44445-
dc.description.abstractThis study had the general objective of mapping the scientific production of the Thematic Axis of Physical Education, Sports and Accessibility of the Brazilian Congress of Special Education, during the Pandemic. The specific objectives were: to verify the format of the works presented; identify the authors’ institution of origin and their geographic location; investigate the main subtopics covered in the works. It is characterized as bibliographical research. The data was collected in the electronic Annals of the IX Brazilian Congress of Special Education, held in 2021, during the Covid-19 Pandemic. The texts were read in full and highlighted: title, author/s, institution of origin of the authors, objectives of the work and conclusion. The data is organized into three tables: 1) completed research work; 2) research with partial results; 3) experience reports. The results indicate that the majority of works were classified as completed research and with a predominance of authors from institutions located in the Southeast region. There was an absence of work from the North region in the completed research category, while, in the experience reports category, there were productions from the North region, but without contributions from the Northeast and South regions. After combining the subtopics, the most discussed were: school inclusion , teacher training and adapted sport. These discussions highlighted the importance of continually training educators to deal with diversity and promote a school environment that responds to the needs of all students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Física Adaptada; Deficiência ; Evento Ciêntificopt_BR
dc.subjectAdapted Physical Education; Disability; Scientific Eventspt_BR
dc.subjectEducación Física Adaptada; Discapacidad; Evento Científicoapt_BR
dc.titleProdução Ciêntifica em Educação Física, Esportes e Acessibilidade do Congresso Brasileiro de Educação Especial, na pandemia.pt_BR
dc.title.alternativeScientific Production in Physical Education, Sport and Accessibility of the Brazilian Congresso of special Education, in the pandemic.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Solange Rodovalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2283989124715050pt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Marina Ferreira de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4450708231672629pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Izaura de Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8900887179091414pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2639049840117196pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo geral mapear a produção cientifica do Eixo Temático Educação Física, Esportes e Acessibilidade do Congresso Brasileiro de Educação Especial, na Pandemia. Os objetivos específicos foram: verificar o formato dos trabalhos apresentados; identificar a instituição de origem dos autores/as e sua localização geográfica; investigar os principais subtemas abordados nos trabalhos. Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica. Os dados foram coletados nos Anais eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de Educação Especial, realizado no ano de 2021, durante a Pandemia da Covid-19. Os textos foram lidos integralmente e destacados: título, autor/es, instituição de origem dos/das autores/as, objetivos do trabalho e conclusão. Os dados estão organizados em três quadros: 1) trabalhos na modalidade pesquisas concluídas; 2) pesquisas com resultados parciais; 3) relatos de experiencia. Os resultados indicam que a maioria dos trabalhos foi classificada como pesquisas concluídas e com predominância de autores/as de instituições localizadas da região Sudeste. Observouse ausência de trabalhos da região Norte na categoria pesquisas concluídas, enquanto, na categoria relatos de experiência, houve produções da região Norte, mas sem contribuições das regiões Nordeste e Sul. Após a aglutinação dos subtemas, os mais abordados foram: inclusão escolar, formação de professores/as e esporte adaptado. Essas discussões ressaltaram a importância de capacitar continuamente os/as educadores/as para lidar com a diversidade e promover um ambiente escolar que responda às necessidades de todos/as os/as alunos/as.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.orcid.putcode174909169-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Template.docx186.96 kBMicrosoft Word XMLView/Open
ProduçãoCientifícaEducação.pdf339.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons