Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44439
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O bordado como construção de identidade: uma ação educativa em artes visuais para o 6º no do ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): Embroidery as a construction of identity: an educational action in visual arts for the 6th year of elementary school II
Autor(es): Machado, Fábia Oliveira
Primeiro orientador: Melo, Roberta Maira de
Primeiro membro da banca: Silva, Marcia Inez da
Segundo membro da banca: Santos, Rosimeire Gonçalves dos
Resumo: O tema para desenvolver a pesquisa surgiu das memórias construídas ao longo do tempo de convívio com minha avó materna, Maria. As lembranças trouxeram a ideia de trabalhar o bordado em sala de aula, fortemente amparado nos trabalhos de teóricos renomados tais como Richter, Ana M. Barbosa, Ana C. A. Barbosa, Ferreira e Silva, dentre outros, que contribuíram para o fortalecimento da pesquisa. O bordado com toda a sua poética, ressurgindo dentro da escola, mostrando sua versatilidade e forte expressão, formando identidades, valorizando a cultura e respeitando a bagagem de cada aluno, em toda a sua particularidade. Muito embora tenha sido um grande desafio, demonstrou sua força e potencial no envolvimento de alunos e comunidade, como um marco de valorização da cultura local e regional. Para o processo investigativo foi utilizada a estratégia qualitativa de pesquisa fenomenológica de caráter exploratório, por meio dos seguintes passos: pesquisa de campo e pesquisa narrativa, partindo de experiências de artistas que adotaram a poética do bordado como expressão maior de sua arte. No desenvolvimento e condução do trabalho em sala de aula, os objetivos foram selecionar, através de fichamento, as produções de artistas que utilizam o bordado em suas produções, a fim de planejar um ensino orientado de Artes Visuais, fugindo do padrão lápis e papel, na busca por sentido e interculturalidade. A experiência de criar uma oficina de bordado com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, demonstrou fortemente ser possível introduzir a arte de bordar como um novo caminho a seguir, com a possibilidade de ser utilizado no currículo das Artes Visuais.
Abstract: The theme to develop the research arose from the memories built over time with my maternal grandmother, Maria. The memories brought the idea of working with embroidery in the classroom, strongly supported by the works of renowned theorists such as Richter, Ana M. Barbosa, Ana C. A. Barbosa, Ferreira e Silva, among others, who contributed to the strengthening of the research. Embroidery with all its poetics, resurfacing within the school, showing its versatility and strong expression, forming identities, valuing culture and respecting the background of each student, in all its particularity. Although it was a great challenge, it demonstrated its strength and potential in the involvement of students and the community, as a framework for valuing local and regional culture. For the investigative process, the qualitative strategy of exploratory phenomenological research was used, through the following steps: field research and narrative research, starting from the experiences of artists who adopted the poetics of embroidery as a major expression of their art. In the development and conduction of the work in the classroom, the objectives were to select, through a file, the productions of artists who use embroidery in their productions, in order to plan a oriented teaching of Visual Arts, fleeing the pencil and paper pattern, in the search for meaning and interculturality. The experience of creating an embroidery workshop with students in the 6th year of Elementary School strongly demonstrated that it is possible to introduce the art of embroidery as a new path to follow, with the possibility of being used in the Visual Arts curriculum
Palavras-chave: Artes Visuais
Bordado
Experiências
Ensino Fundamental
Visual Arts
Embroidery
Experiences
Elementary School
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Artes
Bordado
Artes na educação
Oficinas de artesanato
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: OLIVEIRA, Fábia Machado. O bordado como construção de identidade: uma ação educativa em artes visuais para o 6º no do ensino fundamental II. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5161.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5161
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44439
Data de defesa: 27-Jul-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BordadoConstruçãoIdentidade.pdfDissertação3.4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.