Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44439
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Fábia Oliveira-
dc.date.accessioned2024-12-30T18:07:12Z-
dc.date.available2024-12-30T18:07:12Z-
dc.date.issued2024-07-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fábia Machado. O bordado como construção de identidade: uma ação educativa em artes visuais para o 6º no do ensino fundamental II. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5161.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44439-
dc.description.abstractThe theme to develop the research arose from the memories built over time with my maternal grandmother, Maria. The memories brought the idea of working with embroidery in the classroom, strongly supported by the works of renowned theorists such as Richter, Ana M. Barbosa, Ana C. A. Barbosa, Ferreira e Silva, among others, who contributed to the strengthening of the research. Embroidery with all its poetics, resurfacing within the school, showing its versatility and strong expression, forming identities, valuing culture and respecting the background of each student, in all its particularity. Although it was a great challenge, it demonstrated its strength and potential in the involvement of students and the community, as a framework for valuing local and regional culture. For the investigative process, the qualitative strategy of exploratory phenomenological research was used, through the following steps: field research and narrative research, starting from the experiences of artists who adopted the poetics of embroidery as a major expression of their art. In the development and conduction of the work in the classroom, the objectives were to select, through a file, the productions of artists who use embroidery in their productions, in order to plan a oriented teaching of Visual Arts, fleeing the pencil and paper pattern, in the search for meaning and interculturality. The experience of creating an embroidery workshop with students in the 6th year of Elementary School strongly demonstrated that it is possible to introduce the art of embroidery as a new path to follow, with the possibility of being used in the Visual Arts curriculumpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subjectBordadopt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectVisual Artspt_BR
dc.subjectEmbroiderypt_BR
dc.subjectExperiencespt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.titleO bordado como construção de identidade: uma ação educativa em artes visuais para o 6º no do ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeEmbroidery as a construction of identity: an educational action in visual arts for the 6th year of elementary school IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Roberta Maira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcia Inez da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0923546766860837pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Rosimeire Gonçalves dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007401696762612pt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=6891A930DEE23AD52E168073542399A6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO tema para desenvolver a pesquisa surgiu das memórias construídas ao longo do tempo de convívio com minha avó materna, Maria. As lembranças trouxeram a ideia de trabalhar o bordado em sala de aula, fortemente amparado nos trabalhos de teóricos renomados tais como Richter, Ana M. Barbosa, Ana C. A. Barbosa, Ferreira e Silva, dentre outros, que contribuíram para o fortalecimento da pesquisa. O bordado com toda a sua poética, ressurgindo dentro da escola, mostrando sua versatilidade e forte expressão, formando identidades, valorizando a cultura e respeitando a bagagem de cada aluno, em toda a sua particularidade. Muito embora tenha sido um grande desafio, demonstrou sua força e potencial no envolvimento de alunos e comunidade, como um marco de valorização da cultura local e regional. Para o processo investigativo foi utilizada a estratégia qualitativa de pesquisa fenomenológica de caráter exploratório, por meio dos seguintes passos: pesquisa de campo e pesquisa narrativa, partindo de experiências de artistas que adotaram a poética do bordado como expressão maior de sua arte. No desenvolvimento e condução do trabalho em sala de aula, os objetivos foram selecionar, através de fichamento, as produções de artistas que utilizam o bordado em suas produções, a fim de planejar um ensino orientado de Artes Visuais, fugindo do padrão lápis e papel, na busca por sentido e interculturalidade. A experiência de criar uma oficina de bordado com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, demonstrou fortemente ser possível introduzir a arte de bordar como um novo caminho a seguir, com a possibilidade de ser utilizado no currículo das Artes Visuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration86pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5161pt_BR
dc.crossref.doibatchida69e80dd-1fdd-42e7-bb19-ccd29d9c36ea-
dc.subject.autorizadoArtespt_BR
dc.subject.autorizadoBordadopt_BR
dc.subject.autorizadoArtes na educaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoOficinas de artesanatopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BordadoConstruçãoIdentidade.pdfDissertação3.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.