Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44437
Tipo do documento: Memorial
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Da escola à universidade: 40 anos de trabalho na educação e em defesa dos direitos das pessoas com deficiência
Autor(es): Bertoni, Sônia
Primeiro membro da banca: Muñoz Palafox, Gabriel Humberto
Segundo membro da banca: Inácio, Humberto Luís de Deus
Terceiro membro da banca: Lopes, Maria Marta Flores
Quarto membro da banca: Ferreira, Eliana Lúcia
Resumo: Este memorial cumpre parte dos requisitos exigidos para a Promoção da Classe de Professor Associado IV para a Classe de Professor Titular na Carreira do Magistério Superior, de acordo com a Portaria do MEC nº 982, de 3 de outubro de 2013, regulamentada pela Resolução nº 3/2017, do Conselho Diretor da Universidade Federal de Uberlândia, de 09 de junho de 2017. No exercício de revisitar as memórias para dar vida à presente produção, reconheço a docência como a protagonista, e me tornei professora ao fazer minha escolha de formação e profissão. A elaboração deste memorial foi um movimento articulador de afetos, emoções, cognição, processos de certa forma dolorosos e difíceis de relatar, mas que ao fazê-los tive a oportunidade de refletir e fazer uma autoavaliação, aprendendo mais sobre mim, sobre a vida, ressignificando minha história pessoal e profissional. Trabalhar no ensino superior exige que, além do ensino, façamos pesquisa, extensão e gestão. Neste sentido, este memorial explicita a minha história de vida, desde o início de minha formação até os dias atuais, contemplando a minha prática política e pedagógica, assim como a inserção na pesquisa, extensão e gestão, atividades que procurei articular ao longo de meu percurso. Para escrevê-lo sistematizei minhas narrativas em partes, nem sempre fiéis às normas de trabalhos acadêmicos, mas reveladoras de quem fui me constituindo como pessoa e profissional ao longo da caminhada. As partes foram sistematizadas da seguinte forma: 1) Introdução, 2) Minha família meu porto seguro, 3) Processo formativo: do ensino básico ao pós-doutorado, 4) Mundo do Trabalho: etapa 1, 5) Mundo do Trabalho: etapa 2, 6) Considerações finais, Referências e Apêndices. Vale destacar que foram 40 anos de trabalho na e pela educação de qualidade e em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, seja direito de aprender, ser, e/ou de estar no mundo. Concluo dizendo que me considero uma mulher da classe trabalhadora, guerreira, determinada, sensível, amorosa, resistente e resiliente, que sempre lutou politicamente por um mundo melhor, acreditando na educação de qualidade para todos. Sobrevivi aos percalços e tracei uma trajetória que muito me orgulho. Prefiro dizer que estou fechando apenas um ciclo, pois contínuo o caminhar aberta a novas possibilidades, como diz Lenine... “A vida não para”!
Palavras-chave: Memorial acadêmico
Trajetória profissional
História de vida
Gratidão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BERTONI, Sônia. Da escola à universidade: 40 anos de trabalho na educação e em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. 2024.143f. Memorial Acadêmico (Promoção à Classe E Professor Titular - FAEFI) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. http:/doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5236.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5236
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44437
Data de defesa: 29-Nov-2024
Aparece nas coleções:MEMORIAL DESCRITIVO - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FAEFI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorial.pdfMEMORIAL ACADÊMICO9.63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.