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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44436
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A arte de Dostoiévski: a polifonia e sua relação com a palavra da diferença |
Alternate title (s): | Dostoevsky's art: polyphony and its relationship with the word of difference |
Author: | Tagliacozzi, Gabriel Viviani |
First Advisor: | Guido, Humberto Aparecido de Oliveira |
First member of the Committee: | Amitrano, Georgia Cristina |
Second member of the Committee: | Fernandes, Paulo Irineu Barreto |
Summary: | Tomando como base a obra de Mikhail Bakhtin, intitulada Problemas da poética de Dostoiévski, o objetivo desse escrito é o de expressar e articular o conceito de polifonia cunhado por Bakhtin às obras artísticas do autor russo Fiódor Dostoiévski. Nesse sentido, compreendendo as obras de Dostoiévski como uma criação artística inovadora, Bakhtin contrapõe a forma de construção estética polifônica às obras monológicas ocidentais. Portanto, para compreender o conceito de polifonia, assim como a expressão inovadora que perpassa a arte dostoievskiana, é importante ressaltar quais são as características que compõem este conceito, além de relaciona-lo com as próprias obras de Dostoiévski que o sustenta. Nesse sentido, tendo como base forte de sustentação o conceito de polifonia criado por Bakhtin ao pensar sobre a obra de arte de Dostoiévski, nota-se os seguintes pontos referente aos romances do artista russo. De início, é de grande importância destacar que a obra de arte dostoievskiana é inconclusiva e permite, com isso, uma gama múltipla de interpretações, pois um fluxo de afetos variados atinge cada leitor a sua maneira, além do próprio artista ter se distanciado como autor determinante e conclusivo. Nessa esteira, Dostoiévski se afasta do tom monológico característico dos romances ocidentais e cria de maneira original romances de tipo polifônico. Assim, a arte polifônica de Dostoiévski desestabiliza o modelo monológico, o qual busca colocar na boca de um herói específico, ou no conjunto de uma mesma obra, a palavra final e decisiva do autor que a escreve. Em Dostoiévski, ao contrário, a palavra do autor se esparrama pelas personagens, às vezes elas aparecem de maneira relevante, como pode em alguns momentos nem estar presente. Além disso, não ocorrem passagens conclusivas nas obras de Dostoiévski, tudo está em movimento, em devir e em acontecimento. Neste sentido, o leitor também se torna ativo e pleno, é mais um indivíduo singular que compõe a estrutura dialógica da arte dostoievskiana. Desta maneira, um dos pontos que saliento é sobre o valor da palavra da diferença, da expressão da singularidade e também sobre o modo de pensamento como algo em constante movimento no contato com a palavra alheia. Portanto, a ideia aqui não é o de colocar as personagens de Dostoiévski fechadas definitivamente sobre um dado valor moral, ou sobre quais valores morais possui o próprio Dostoiévski como pessoa. Diferente disso, o caminho percorrido é o de expressar como cada personagem possui um pensamento singular sobre a vida, pensamentos estes que estão permeados pela palavra da diferença, mas que não são definidos por ela de maneira objetificada. Além disso, para fazer conexão do que foi dito acima com outro pensadores, foi utilizado o conceito de literatura menor criado por Gilles Deleuze e Félix Guattari. O ponto de vista desses filósofos se articula ao conceito de Bakhtin e à arte de Dostoiévski, pois comportam justamente o sentido dos valores ativos da diferença. Para finalizar este escrito, apresentei como o próprio Dostoiévski expressava seu ponto de vista em relação à função da arte para com a sociedade. |
Abstract: | Based on Mikhail Bakhtin's work titled "Problems of Dostoevsky's Poetics," the aim of this writing is to express and articulate the concept of polyphony coined by Bakhtin in relation to the artistic works of the Russian author Fyodor Dostoevsky. In this sense, understanding Dostoevsky's works as innovative artistic creations, Bakhtin contrasts the polyphonic aesthetic construction with Western monologic works. Therefore, to comprehend the concept of polyphony, as well as the innovative expression that pervades Dostoevsky's art, it is important to highlight the characteristics that comprise this concept, in addition to relating it to Dostoevsky's own works that support it. In this regard, with a strong foundation in Bakhtin's concept of polyphony when considering Dostoevsky's artwork, the following points regarding the Russian artist's novels are noticeable. Firstly, it's crucial to emphasize that Dostoevsky's artwork is inconclusive, allowing for a multitude of interpretations, as a variety of affects reach each reader individually, with the author himself distancing as a determining and conclusive figure. In this vein, Dostoevsky moves away from the characteristic monologic tone of Western novels and creates original polyphonic-type novels. Thus, Dostoevsky's polyphonic art destabilizes the monologic model, which seeks to place the final and decisive word of the author within the mouth of a specific hero or throughout the entirety of a single work. In contrast, in Dostoevsky's works, the author's voice spreads through the characters, sometimes prominently, while at other times it may be absent. Furthermore, there are no conclusive passages in Dostoevsky's works; everything is in motion, in a state of becoming and occurrence. In this sense, the reader also becomes active and integral, being another singular individual composing the dialogic structure of Dostoevsky's art. Thus, one of the points I emphasize is the value of the word of difference, of expressing singularity, and also of the mode of thought as something constantly in motion in contact with the words of others. Therefore, the idea here is not to definitively close Dostoevsky's characters around a given moral value, or to determine what moral values Dostoevsky himself possesses as a person. Instead, the path taken is to express how each character holds a unique perspective on life, perspectives permeated by the word of difference but not defined by it in an objectified manner. Additionally, to connect the aforementioned with other thinkers, the concept of minor literature created by Gilles Deleuze and Félix Guattari has been used. The viewpoint of these philosophers aligns with Bakhtin's concept and Dostoevsky's art, as they precisely embody the active sense of difference values. To conclude this writing, I have presented how Dostoevsky himself expressed his viewpoint regarding the function of art in society. |
Keywords: | Dostoiévski Diferença Bakhtin Difference |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Subject: | Filosofia Dostoiévski, Fiódor, 1821-1881 - Crítica e interpretação Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 - Crítica e interpretação Polifonia |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Filosofia |
Quote: | TAGLIACOZZI, Gabriel. A arte de Dostoiévski: a polifonia e sua relação com a palavra da diferença. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.223. |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.223 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44436 |
Date of defense: | 26-Mar-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Filosofia |
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