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ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-8336-097X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fantasmas e suas performances: O espaço gótico de O Morro dos Ventos Uivantes para as produções audiovisuais de Kate Bush
Título(s) alternativo(s): Gosths and their performances: The gothic space of Wuthering Heigths for Katy Bush's audivisual productions
Autor(es): Rodrigues, Maria Beatriz Melo
Primeiro orientador: Barth, Pedro Afonso
Primeiro membro da banca: Soares, Leonardo Franscisco
Segundo membro da banca: Damasceno, Carolina Duarte
Resumo: O livro O Morro dos Ventos Uivantes, escrito pela inglesa Emily Brontë (1818-1848), possui o espaço como um elemento marcante para a composição da narrativa, ligado diretamente às personagens e, de certo modo, ao sobrenatural. O romance, publicado no ano de 1847, já desponta para uma variedade de novas produções e adaptações, as quais estão inseridas em diferentes tipos de mídias. O propósito do presente trabalho foi realizar uma análise acerca das possibilidades de representações do espaço gótico na obra literária e sua adaptação para o cenário musical. Dessa forma, o foco principal de análise recaiu sobre a transposição do romance para as produções audiovisuais da cantora Kate Bush (1958 - ), sendo estas a música Wuthering Heights e três videoclipes produzidos para a canção. Logo, conceitos como Adaptação e Intermidialidade se tornaram essenciais para compreender como são atualizados os novos sentidos de uma obra, assim como os tipos de inter-relações e interações ocorridas entre mídias distintas, utilizando, para isso, as contribuições de Hutcheon (2013) e Clüver (2006). Além disso, ao tratar do espaço, as teorias de Lins (1976), Dimas (1984) e Candido (2006) se mostraram substanciais para traçar um plano de estudo acerca de sua estruturação em meio a um romance gótico. Deste modo, observou se que, sendo o espaço um elemento essencial para o desenvolvimento da narrativa, sua transposição para os videoclipes acarreta em mudanças de seus sentidos e de outros elementos que o constituem enquanto uma mídia. Buscou-se, então, compreender a fusão da música, performance e intermidialidade, presentes na obra de Bush, e como estes aspectos revivem o trabalho de Brontë a fim de trazer contribuições para a área de estudos de literatura e sua influência em outras artes.
Abstract: The book Wuthering Heights, written by the English author Emily Brontë (1818-1848), has the space as a noteworthy element in the composition of narrative, directly linked to the character and, in a way, to the supernatural. The novel, published in the year 1847, appears in a variety of new productions and adaptations, that are inserted in different types of media. The purpose of the present work was to execute an analysis of the possibility of gothic space representation in the literary work and its adaptation of the musical setting. Thus, the main focus of analysis fell on the transposition of the novel into the audiovisual productions of singer Kate Bush (1958 -), these being the song Wuthering Heights and three video clips produced for the song. Therefore, concepts such as Adaptation and Intermediality became essential to understanding how the new meanings of a work are updated, as well as the types of interrelations and interactions that occur between different media, using, for this purpose, the contributions of Hutcheon (2013) and Clüver (2006). Furthermore, when dealing with space, the theories of Lins (1976), Dimas (1984) and Candido (2006) proved to be substantial in outlining a study plan about its structuring in the midst of a gothic novel. Thus, it was observed that, since space is an essential element for the development of the narrative, its transposition to music videos entails changes in its meanings and other elements that constitute it as a medium. The aim, then, was to understand the fusion of music, performance and intermediality present in Bush's work and how these aspects revive Brontë's work in order to bring contributions to the field of literature studies and its influence on other arts.
Palavras-chave: Adaptação
Adaptation
Gótico
Gothic
Videoclipe
Videoclip
Intermidialidade
Intermidiality
Espaço
Space
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RDRIGUES, Maria Beatriz Melo. Fantasmas e suas performances: O espaço gótico de O Morro dos Ventos Uivantes para as produções audiovisuais de Kate Bush. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44418
Data de defesa: 13-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

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