Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Maria Beatriz Melo-
dc.date.accessioned2024-12-20T14:38:14Z-
dc.date.available2024-12-20T14:38:14Z-
dc.date.issued2024-10-13-
dc.identifier.citationRDRIGUES, Maria Beatriz Melo. Fantasmas e suas performances: O espaço gótico de O Morro dos Ventos Uivantes para as produções audiovisuais de Kate Bush. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44418-
dc.description.abstractThe book Wuthering Heights, written by the English author Emily Brontë (1818-1848), has the space as a noteworthy element in the composition of narrative, directly linked to the character and, in a way, to the supernatural. The novel, published in the year 1847, appears in a variety of new productions and adaptations, that are inserted in different types of media. The purpose of the present work was to execute an analysis of the possibility of gothic space representation in the literary work and its adaptation of the musical setting. Thus, the main focus of analysis fell on the transposition of the novel into the audiovisual productions of singer Kate Bush (1958 -), these being the song Wuthering Heights and three video clips produced for the song. Therefore, concepts such as Adaptation and Intermediality became essential to understanding how the new meanings of a work are updated, as well as the types of interrelations and interactions that occur between different media, using, for this purpose, the contributions of Hutcheon (2013) and Clüver (2006). Furthermore, when dealing with space, the theories of Lins (1976), Dimas (1984) and Candido (2006) proved to be substantial in outlining a study plan about its structuring in the midst of a gothic novel. Thus, it was observed that, since space is an essential element for the development of the narrative, its transposition to music videos entails changes in its meanings and other elements that constitute it as a medium. The aim, then, was to understand the fusion of music, performance and intermediality present in Bush's work and how these aspects revive Brontë's work in order to bring contributions to the field of literature studies and its influence on other arts.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectAdaptationpt_BR
dc.subjectGóticopt_BR
dc.subjectGothicpt_BR
dc.subjectVideoclipept_BR
dc.subjectVideoclippt_BR
dc.subjectIntermidialidadept_BR
dc.subjectIntermidialitypt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectSpacept_BR
dc.titleFantasmas e suas performances: O espaço gótico de O Morro dos Ventos Uivantes para as produções audiovisuais de Kate Bushpt_BR
dc.title.alternativeGosths and their performances: The gothic space of Wuthering Heigths for Katy Bush's audivisual productionspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barth, Pedro Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280905518699574pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Leonardo Franscisco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8507310300864306pt_BR
dc.contributor.referee2Damasceno, Carolina Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566237779883160pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2224951052127981pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO livro O Morro dos Ventos Uivantes, escrito pela inglesa Emily Brontë (1818-1848), possui o espaço como um elemento marcante para a composição da narrativa, ligado diretamente às personagens e, de certo modo, ao sobrenatural. O romance, publicado no ano de 1847, já desponta para uma variedade de novas produções e adaptações, as quais estão inseridas em diferentes tipos de mídias. O propósito do presente trabalho foi realizar uma análise acerca das possibilidades de representações do espaço gótico na obra literária e sua adaptação para o cenário musical. Dessa forma, o foco principal de análise recaiu sobre a transposição do romance para as produções audiovisuais da cantora Kate Bush (1958 - ), sendo estas a música Wuthering Heights e três videoclipes produzidos para a canção. Logo, conceitos como Adaptação e Intermidialidade se tornaram essenciais para compreender como são atualizados os novos sentidos de uma obra, assim como os tipos de inter-relações e interações ocorridas entre mídias distintas, utilizando, para isso, as contribuições de Hutcheon (2013) e Clüver (2006). Além disso, ao tratar do espaço, as teorias de Lins (1976), Dimas (1984) e Candido (2006) se mostraram substanciais para traçar um plano de estudo acerca de sua estruturação em meio a um romance gótico. Deste modo, observou se que, sendo o espaço um elemento essencial para o desenvolvimento da narrativa, sua transposição para os videoclipes acarreta em mudanças de seus sentidos e de outros elementos que o constituem enquanto uma mídia. Buscou-se, então, compreender a fusão da música, performance e intermidialidade, presentes na obra de Bush, e como estes aspectos revivem o trabalho de Brontë a fim de trazer contribuições para a área de estudos de literatura e sua influência em outras artes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Português e Literaturas de Língua Portuguesapt_BR
dc.sizeorduration73pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode174240509-
Appears in Collections:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FanstasmasSuasPerformances.pdfTCC2.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons