Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44396Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Maria Fernanda da | - |
| dc.date.accessioned | 2024-12-19T14:38:07Z | - |
| dc.date.available | 2024-12-19T14:38:07Z | - |
| dc.date.issued | 2024-09-03 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Maria Fernanda da. Variação linguística em foco: uma proposta pedagógica para ensino de língua portuguesa por meio de redes sociais. 2024. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44396 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | língua portuguesa | pt_BR |
| dc.subject | variação linguística | pt_BR |
| dc.subject | educação básica | pt_BR |
| dc.subject | proposta pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | redes sociais | pt_BR |
| dc.title | Variação linguística em foco: uma proposta pedagógica para ensino de língua portuguesa por meio de redes sociais | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cristianini, Adriana Cristina | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8601941855312445 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Araujo, Elizete Rodrigues de | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | https://www.escavador.com/sobre/1649115643/elizete-rodrigues-de-araujo | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Augusto, Vera Lúcia Dias dos Santos | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5623050146870616 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7606461017291732 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | As aulas de língua portuguesa resumiam-se basicamente ao ensino de regras gramaticais, de modo que os estudantes decorassem sentenças rebuscadas, e muita das vezes, arcaicas, a língua era vista como homogênea, diferentemente dos preceitos atuais da Linguística que evidenciam a heterogeneidade e a dinamicidade da língua. Ao reconhecer que a língua é heterogênea, cabe ao docente promover reflexão acerca da variação linguística, um tema pouco explorado nas aulas de língua portuguesa e, quando isso ocorre, normalmente é de maneira superficial. Diante disso, este trabalho objetiva desenvolver uma proposta pedagógica para alunos do 6.º ano, nas séries finais do Ensino Fundamental, com o uso de redes sociais, para o ensino da variação linguística regional, no que se refere ao aspecto lexical da língua. Para tanto, nos fundamentamos em Labov (1996), Faraco (2012), Crystal (2017), Antunes (2015), Castilho (2023) e Bagno (2002), entre outros. Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando métodos exploratórios e descritivos. A pesquisa culminou na elaboração de uma proposta de ensino que permitem a implementação de oficinas práticas que não apenas despertaram o interesse dos alunos, mas também promovem um ambiente de aprendizado colaborativo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 94 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| VariaçãoLinguísticaFoco.pdf | TCC | 3.48 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
