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dc.creatorSilva, Maria Fernanda da-
dc.date.accessioned2024-12-19T14:38:07Z-
dc.date.available2024-12-19T14:38:07Z-
dc.date.issued2024-09-03-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Fernanda da. Variação linguística em foco: uma proposta pedagógica para ensino de língua portuguesa por meio de redes sociais. 2024. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44396-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectlíngua portuguesapt_BR
dc.subjectvariação linguísticapt_BR
dc.subjecteducação básicapt_BR
dc.subjectproposta pedagógicapt_BR
dc.subjectredes sociaispt_BR
dc.titleVariação linguística em foco: uma proposta pedagógica para ensino de língua portuguesa por meio de redes sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cristianini, Adriana Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8601941855312445pt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, Elizete Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttps://www.escavador.com/sobre/1649115643/elizete-rodrigues-de-araujopt_BR
dc.contributor.referee2Augusto, Vera Lúcia Dias dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5623050146870616pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7606461017291732pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs aulas de língua portuguesa resumiam-se basicamente ao ensino de regras gramaticais, de modo que os estudantes decorassem sentenças rebuscadas, e muita das vezes, arcaicas, a língua era vista como homogênea, diferentemente dos preceitos atuais da Linguística que evidenciam a heterogeneidade e a dinamicidade da língua. Ao reconhecer que a língua é heterogênea, cabe ao docente promover reflexão acerca da variação linguística, um tema pouco explorado nas aulas de língua portuguesa e, quando isso ocorre, normalmente é de maneira superficial. Diante disso, este trabalho objetiva desenvolver uma proposta pedagógica para alunos do 6.º ano, nas séries finais do Ensino Fundamental, com o uso de redes sociais, para o ensino da variação linguística regional, no que se refere ao aspecto lexical da língua. Para tanto, nos fundamentamos em Labov (1996), Faraco (2012), Crystal (2017), Antunes (2015), Castilho (2023) e Bagno (2002), entre outros. Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando métodos exploratórios e descritivos. A pesquisa culminou na elaboração de uma proposta de ensino que permitem a implementação de oficinas práticas que não apenas despertaram o interesse dos alunos, mas também promovem um ambiente de aprendizado colaborativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Língua Portuguesa com domínio de Libraspt_BR
dc.sizeorduration94pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

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