Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44366
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTosta, Laila Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-12-17T13:24:13Z-
dc.date.available2024-12-17T13:24:13Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationTOSTA, Laila Gonçalves. O Instagram como ferramenta para professores de música empreendedores: um estudo com dois violinistas. 2024. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44366-
dc.description.abstractThe present study aimed to discuss how digital platforms, particularly Instagram, can serve as a job market for music teachers—in this case, specifically for violin instructors. The specific objectives included understanding how the participants were teaching violin before entering the digital market, identifying the work strategies they adopted on Instagram, analyzing their business tactics, exploring the music education services they offered, and assessing how their careers have been impacted by the digital market. The research incorporated studies on entrepreneurship (SEBRAE), digital entrepreneurship, digital marketing (Torres, 2009; Souza, 2021), Instagram, social media, music education, the use of technologies, content production, and digital platforms. Data collection was conducted through social media observation and semi-structured interviews with the two participants. Results showed that Instagram is an excellent platform for music education businesses, as a significant number of people are active on digital platforms and consume products and services offered through social media. Therefore, thisresearch contributesto the field of music education by offering guidanceto those beginning their careers and who need orientation on working autonomously online, while also encouraging entrepreneurial possibilities in music education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado digital; Empreendedorismo na música; Professores de Violino; Instagrampt_BR
dc.subjectDigital Market; Entrepreneurship in music; Violin teachers; Instagrampt_BR
dc.titleO Instagram como ferramenta para professores de música empreendedores: um estudo com dois violinistaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Jaqueline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0183785831384933pt_BR
dc.contributor.referee1Morato, Cintia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Maria Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728366266335376pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou discutir como o digital, em especial a plataforma Instagram, pode ser considerado um mercado de trabalho para professores de música, e neste trabalho, especificamente, professores de violino, e teve como objetivos específicos descobrir como os participantes trabalhavam com ensino do violino antes de entrarem no mercado digital, identificar as estratégias de trabalho adotadas dentro do Instagram, analisar as táticas empresariais construídas pelos participantes, conhecer os serviços em educação musical oferecidos pelos entrevistados e avaliar como suas carreiras foram impactadas pelo mercado digital. A pesquisa considerou estudos que abordam o empreendedorismo (SEBRAE), o empreendedorismo digital, o marketing digital (Torres, 2009; Souza, 2021), o Instagram, as mídias sociais, a educação musical e o uso de tecnologias, produção de conteúdo e plataformas digitais e utilizou para coleta de dados a observação das redes sociais e entrevista semiestruturada com os dois participantes. Os resultados mostraram que o Instagram é uma ótima plataforma para o negócio em educação musical, visto que grande parte das pessoas estão inseridas no digital e consomem produtos e/ou serviços oferecidos pela mídia social. Dessa forma, a pesquisa oferece contribuições para a área da educação musical, para quem está começando a exercer a profissão, e que precisa de orientação neste processo de trabalhar de forma autônoma se inserindo no digital, além de incentivar possibilidades de empreendimento em educação musical.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode174008184-
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Laila Tosta_Versão Final.pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.