Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44364
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Gabriela Savoldi-
dc.date.accessioned2024-12-16T19:04:52Z-
dc.date.available2024-12-16T19:04:52Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationBARBOSA, Gabriela Savoldi. Arte e Design: o uso da ilustração digital como ferramenta de comunicação social no desenvolvimento do design socioeditorial. 2024. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44364-
dc.description.abstractThe objective of this work is to establish a discussion about the relationship between art and design in order to understand how digital illustration can be used as a visual communication tool within the printed materials of socio-editorial design. The proposed study aims to identify the thresholds that can be incorporated into postmodern design and how its application can be directed toward graphic and editorial products that meet industry demands while addressing issues relevant to the global social context. The chosen theme, intended to provide a foundation for the research and to support the conception of the socio-editorial project, is as follows: the experiences of women in the labor market. It is evident that thousands of graphic and editorial products are launched worldwide every day. However, only a small fraction of these exhibit a social, disruptive, and simultaneously welcoming nature, particularly toward the female audience engaged in the workforce. Given this, in the information age, the need arises to disseminate this knowledge in a critical yet approachable manner, utilizing the most appropriate tools design has to offer. In this project, editorial design will serve as a fundamental element of graphic communication, capable of being widely disseminated while carrying an experimental and artistic character in the conception of its materials.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectdesign editorialpt_BR
dc.subjectdesign socioeditorialpt_BR
dc.subjectilustraçãopt_BR
dc.subjectdesignpt_BR
dc.subjecteditorialpt_BR
dc.subjectcomunicação visualpt_BR
dc.subjectlivropt_BR
dc.subjectprodução gráficapt_BR
dc.subjectdesign gráficopt_BR
dc.subjecteditoraçãopt_BR
dc.titleArte e Design: o uso da ilustração digital como ferramenta de comunicação social no desenvolvimento do design socioeditorialpt_BR
dc.title.alternativeArt and Design: the use of digital illustration as a social communication tool in the development of socio-editorial designpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alcântara, Cristiane Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6997926298336722pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Cláudia dos Reis e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4999861455665373pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Paula Oliveira de Alcantara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7514263185667339pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é estabelecer uma discussão sobre a relação entre a arte e o design, a fim de entender como a ilustração digital pode ser utilizada como ferramenta de comunicação visual, dentro das peças impressas do design socioeditorial. O estudo levantado propõe verificar quais são os limiares abrangidos que podem ser incorporados ao design pós-moderno e como seu uso pode ser aplicado em produtos gráficos e editoriais, voltados para as demandas da indústria, porém abordando pautas pertinentes ao contexto social global. Traz-se como temática, com propósito de gerar embasamento à pesquisa e fundamentar a concepção do projeto socioeditorial, a seguinte perspectiva: as vivências das mulheres no mercado de trabalho. É notório que, diariamente, milhares de produtos gráficos e editoriais são lançados ao mundo. Entretanto, percebe-se que apenas uma pequena parcela destes mostra um caráter social, disruptivo e ao mesmo tempo acolhedor, principalmente ao público feminino inserido no mercado de trabalho. A partir disso, nessa era da informação, emerge a necessidade da disseminação deste conhecimento, de uma forma crítica, porém afável, utilizando-se das ferramentas mais adequadas que o design pode nos oferecer. Neste projeto, a editoração será peça fundamental de comunicação gráfica, podendo ser amplamente difundida, além de carregar consigo um caráter experimental e artístico na concepção dos materiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration83pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArteDesignUso.pdfTCC111.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Livro.pdfLIVRO7.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons