Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44335
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Produtividade e qualidade do café em função da adubação Mineral e organomineral em Monte Carmelo, região do cerrado Mineiro
Autor(es): Dutra, Winicius Baquião
Primeiro orientador: Assis, Gleice Aparecida
Primeiro membro da banca: Costa, Enio Tarso de Souza
Segundo membro da banca: Assis, Franscinely Aparecida
Resumo: O Cerrado Mineiro se destaca como uma das principais regiões produtoras de café, em virtude das tecnologias aplicadas ao manejo e pelas condições climáticas. Por outro lado, como forte característica da região, os solos apresentam fatores químicos que tornam o manejo do cafeeiro (Coffea arabica L.) mais difícil para os produtores, pois os solos apresentam acidez elevada. Neste sentido, o presente trabalho propõe avaliar a produtividade, qualidade de bebida do café e a classificação física dos grãos em função da adubação mineral e organomineral em Monte Carmelo, Minas Gerais. O experimento foi realizado na Fazenda Araras, localizada no município de Monte Carmelo, Minas Gerais. O plantio da lavoura foi realizado em dezembro de 2016, utilizando mudas da cultivar MGS Paraíso 2. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com cinco blocos e seis tratamentos, sendo eles: (T1) 100% do tratamento organomineral, (T2) 70% do tratamento organomineral, (T3) 50% do tratamento organomineral, (T4) 100% do tratamento mineral, (T5) tratamento padrão da propriedade e (T6) 70% do tratamento mineral. Em julho de 2020 e 2021, foi realizada a colheita por meio da derriça manual no pano, sendo avaliadas as seguintes características: produtividade (sacas beneficiadas de 60 kg ha-1), classificação física quanto ao tamanho e formato dos grãos e análise sensorial conforme protocolo da Specialty Coffee Association of America. Não houve diferença na produtividade média do cafeeiro e na qualidade da bebida no biênio 2020 e 2021 em função do uso de doses e fontes de adubo. Em 2020, a utilização de 50% da fonte organomineral e 70% e 100% da fonte mineral favoreceu a classificação física dos grãos, promovendo maior percentual de café chato graúdo.
Palavras-chave: Coffea arabica L., fertilização, parâmetros produtivos.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: DUTRA, Winicius Baquiao. Produtividade e qualidade do Café em função da adubação mineral e organomineral em Monte Carmelo, região do Cerrado Mineiro. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia. Monte Carmelo ,2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44335
Data de defesa: 1-Fev-2024
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produtividade e Qualidade do Cafe.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.