Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44314
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-9333-164X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Eficiência de detecção de estro pelo sistema eletrônico COWMED
Autor(es): Angelo, Mateus Bogaz de
Primeiro orientador: Santos, Ricarda Maria dos
Primeiro coorientador: Reis, Natani Silva
Primeiro membro da banca: Santos, Ricarda Maria dos
Segundo membro da banca: Lançoi, Renata
Terceiro membro da banca: Reis, Natani Silva
Resumo: O sucesso econômico das propriedades leiteiras está diretamente ligado à eficiência reprodutiva, a qual, dentre outros fatores, depende da detecção correta de estro das vacas. A detecção de estro baseada na observação humana é subjetiva e propensa a erros. Sistemas automatizados de detecção de estro oferecem maior precisão, analisando múltiplos parâmetros e resultando em diagnósticos mais precisos e acurados. Objetivou avaliar a eficiência do sistema eletrônico de detecção de estro da CowMed® em vacas leiteiras mestiças submetidas a um protocolo de IATF. O estudo foi realizado no setor de produção de leite da Fazenda Experimental do Glória, da Universidade Federal de Uberlândia. Foram avaliadas 65 vacas mestiças Holandês/Gir, com média de produção de 23,81 Kg de leite/dia, manejadas em barracão tipo compost barn. As vacas receberam o dispositivo de detecção automatizada de estro CowMed após o parto e foram submetidas a um protocolo de IATF. A gestação foi diagnosticada por ultrassonografia, 32 dias após a IATF. Para avaliação da eficiência do dispositivo eletrônico de detecção de estro, foram analisadas as taxas de acerto do dispositivo ao alertar ocorrência de estro após a IATF, o alerta de estro de retorno entre 18 e 24 dias após IATF e a taxa de concepção após IATF. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva. O sistema apresentou taxa de acerto de 40% (26/65) na detecção de estro pós-IATF e 65,96% (31/47) no estro de retorno e a taxa de concepção à IATF foi de 17% (8/47). Conclui-se que que o dispositivo CowMed® apresenta baixa eficiencia em identificar ocorrência de estros e há a necessidade de ajustes dos dispositivos, bem como treinamento e capacitação da equipe, para uma melhor e mais eficiente detecção de estros.
Palavras-chave: eficiência reprodutiva
Reproductive efficiency
sistemas automatizados de detecção de estro
automated estrus detection systems
IATF
Fixed Time Artificial Insemination (IATF)
produção de leite
milk production
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ANGELO, Mateus Bogaz de. Eficiência de detecção de estro pelo sistema eletrônico COWMED. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44314
Data de defesa: 26-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EficiênciaDetecçãoEstro.pdfTCC509.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.