Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44302| ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-5973-4220 |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | "Moradas Novas": reelaborações da história a partir de experiências do vivido |
| Título (s) alternativo (s): | "Moradas Novas": re-elaborations of history based on lived experiences |
| Autor: | Borges, Mariane Mundim |
| Primer orientador: | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho |
| Primer miembro de la banca: | França, Cyntia Simioni |
| Segundo miembro de la banca: | Carmo, Maria Andrea Angelotti |
| Resumen: | O presente trabalho tece uma reflexão sobre Ensino de História tendo como objetivo primordial a construção coletiva, horizontalizada e dialógica de conhecimentos histórico- educacionais sobre o bairro Morada Nova, bairro urbano do distrito uberlandense de Miraporanga. Mobilizando práticas de memória e sensibilidades no ensino de história, ele dialoga com experiências de sujeitos que têm no bairro um importante espaço para sociabilidades diversas. A pesquisa é fundamentada em autores que compreendem a produção de conhecimentos históricos em perspectiva alargada, tanto no que tange aos ambientes e suportes de formação de sensibilidades quanto na mobilização de dimensões racionais e sensíveis dos sujeitos em formação. O referencial teórico-metodológico é composto por pesquisadores do campo do ensino de história, na interação com diferentes áreas do conhecimento, especialmente Educação e Filosofia, e a partir dele foi elaborada uma experiência educativa estruturada em oficinas didáticas temáticas a partir das quais os estudantes poderam tecer narrativas em diferentes linguagens. As narrativas dos estudantes e as da professora-pesquisadora deste projeto entraram em diálogo na tessitura do texto final da pesquisa, que assume a perspectiva de investigação narrativa da própria prática docente, em reflexão sobre os desafios e potencialidades do Ensino de História, na interação com a cidade, especialmente quando se trata de um local periférico. |
| Abstract: | The present work reflects on History Education with the primary objective of collectively, horizontally, and dialogically constructing historical-educational knowledge about the Mirada Nova neighborhood, an urban neighborhood in the Miraporanga district of Uberlândia. Mobilizing memory practices and sensitivities in history teaching, it engages with the experiences of individuals who consider the neighborhood an important space for various forms of socialization. The research is grounded in authors who understand the production of historical knowledge from a broad perspective, regarding both the environments and supports for the development of sensitivities, as well asthe mobilization of rational and sensitive dimensions of individuals in formation. The theoreticalmethodological framework is composed of researchers in the field of history education, interacting with different areas of knowledge, especially Education and Philosophy. From this framework, an educational experience structured in thematic didactic workshops was developed, through which students were able to create narratives in different languages. The narratives of the students and those of the teacher-researcher of this project entered into dialogue in the weaving of the final research text, which takes on the perspective of narrative investigation of teaching practice itself, reflecting on the challenges and potentialities of History Education, particularly in interaction with the city, especially when dealing with a peripheral location. |
| Palabras clave: | ensino de história history teaching produção de conhecimentos histórico-educacionais production of historical-educational knowledge memória e identidade memory and identity periferia periphery narrativas narratives |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Tema: | História |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória) |
| Cita: | BORGES, Mariane Mundim. "Moradas Novas": Reelaborações da história a partir de experiências do vivido. 2024. 218 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2024.336. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.336 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44302 |
| Fecha de defensa: | 24-abr-2024 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - História |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MoradasNovasReelaboração.pdf | Dissertação | 7.42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
