Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Mariane Mundim-
dc.date.accessioned2024-12-12T11:20:40Z-
dc.date.available2024-12-12T11:20:40Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationBORGES, Mariane Mundim. "Moradas Novas": Reelaborações da história a partir de experiências do vivido. 2024. 218 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2024.336.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44302-
dc.description.abstractThe present work reflects on History Education with the primary objective of collectively, horizontally, and dialogically constructing historical-educational knowledge about the Mirada Nova neighborhood, an urban neighborhood in the Miraporanga district of Uberlândia. Mobilizing memory practices and sensitivities in history teaching, it engages with the experiences of individuals who consider the neighborhood an important space for various forms of socialization. The research is grounded in authors who understand the production of historical knowledge from a broad perspective, regarding both the environments and supports for the development of sensitivities, as well asthe mobilization of rational and sensitive dimensions of individuals in formation. The theoreticalmethodological framework is composed of researchers in the field of history education, interacting with different areas of knowledge, especially Education and Philosophy. From this framework, an educational experience structured in thematic didactic workshops was developed, through which students were able to create narratives in different languages. The narratives of the students and those of the teacher-researcher of this project entered into dialogue in the weaving of the final research text, which takes on the perspective of narrative investigation of teaching practice itself, reflecting on the challenges and potentialities of History Education, particularly in interaction with the city, especially when dealing with a peripheral location.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectensino de históriapt_BR
dc.subjecthistory teachingpt_BR
dc.subjectprodução de conhecimentos histórico-educacionaispt_BR
dc.subjectproduction of historical-educational knowledgept_BR
dc.subjectmemória e identidadept_BR
dc.subjectmemory and identitypt_BR
dc.subjectperiferiapt_BR
dc.subjectperipherypt_BR
dc.subjectnarrativaspt_BR
dc.subjectnarrativespt_BR
dc.title"Moradas Novas": reelaborações da história a partir de experiências do vividopt_BR
dc.title.alternative"Moradas Novas": re-elaborations of history based on lived experiencespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Nara Rúbia de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787129577624171pt_BR
dc.contributor.referee1França, Cyntia Simioni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1533088932330150pt_BR
dc.contributor.referee2Carmo, Maria Andrea Angelotti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9294036657276659pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tece uma reflexão sobre Ensino de História tendo como objetivo primordial a construção coletiva, horizontalizada e dialógica de conhecimentos histórico- educacionais sobre o bairro Morada Nova, bairro urbano do distrito uberlandense de Miraporanga. Mobilizando práticas de memória e sensibilidades no ensino de história, ele dialoga com experiências de sujeitos que têm no bairro um importante espaço para sociabilidades diversas. A pesquisa é fundamentada em autores que compreendem a produção de conhecimentos históricos em perspectiva alargada, tanto no que tange aos ambientes e suportes de formação de sensibilidades quanto na mobilização de dimensões racionais e sensíveis dos sujeitos em formação. O referencial teórico-metodológico é composto por pesquisadores do campo do ensino de história, na interação com diferentes áreas do conhecimento, especialmente Educação e Filosofia, e a partir dele foi elaborada uma experiência educativa estruturada em oficinas didáticas temáticas a partir das quais os estudantes poderam tecer narrativas em diferentes linguagens. As narrativas dos estudantes e as da professora-pesquisadora deste projeto entraram em diálogo na tessitura do texto final da pesquisa, que assume a perspectiva de investigação narrativa da própria prática docente, em reflexão sobre os desafios e potencialidades do Ensino de História, na interação com a cidade, especialmente quando se trata de um local periférico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
dc.sizeorduration218pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.336pt_BR
dc.orcid.putcode173689400-
dc.crossref.doibatchid30561bf8-b126-4eaf-a4cf-0daab2c022d7-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MoradasNovasReelaboração.pdfDissertação7.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.