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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44297
ORCID: | http://orcid.org/0009-0001-3458-8223 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Eros e Elas: o erotismo por mulheres artistas na arte contemporânea brasileira |
Autor: | Oliveira, Bianca Helena Santos de |
Primer orientador: | Borges, Clarissa Monteiro |
Primer miembro de la banca: | Ferraz, Tatiana Sampaio |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Marcia Franco dos Santos |
Resumen: | O presente artigo investiga o erotismo na produção artística de mulheres brasileiras, abordando suas motivações para explorar um tema historicamente alheio ao universo feminino e suas repercussões no cenário artístico e cultural. Com base nas teorias de Georges Bataille sobre o erotismo como aspecto intrínseco à condição humana e além da reprodução, a pesquisa contextualiza o erotismo na arte como uma manifestação multifacetada que se adapta às dinâmicas históricas e sociais. São analisadas as técnicas e formas de expressão das artistas selecionadas, situando suas obras em um diálogo crítico com temas como feminismo, identidade e censura na contemporaneidade no Brasil. Abordando artistas como Teresinha Soares e Lygia Pape, a pesquisa examina o erotismo sob quatro perspectivas principais: o erotismo feminista e crítico; sua conexão com temas de morte e mortalidade; o simbolismo do comer e sua ambiguidade; e o uso de metonímias visuais e estratégias que evitam a explicitude. Os resultados sugerem que essas produções artísticas não apenas desafiam as normas sociais e artísticas vigentes, mas também expandem o debate sobre a autonomia feminina na arte, colocando as mulheres como protagonistas em um espaço tradicionalmente reservado ao olhar masculino. |
Abstract: | This article investigates eroticism in the artistic production of Brazilian women, addressing their motivations for exploring a theme historically alien to the feminine universe and its repercussions in the artistic and cultural scene. Based on Georges Bataille's theories on eroticism as an intrinsic aspect of the human condition and beyond reproduction, the research contextualizes eroticism in art as a multifaceted manifestation that adapts to historical and social dynamics. The techniques and forms of expression of the selected artists are analyzed, situating their works in a critical dialogue with themes such as feminism, identity and censorship in contemporary Brazil. Addressing artists such as Teresinha Soares and Lygia Pape, the research examines eroticism from four main perspectives: feminist and critical eroticism; its connection with themes of death and mortality; the symbolism of eating and its ambiguity; and the use of visual metonymies and strategies that avoid explicitness. The results suggest that these artistic productions not only challenge current social and artistic norms, but also expand the debate on female autonomy in art, placing women as protagonists in a space traditionally reserved for the male gaze. |
Palabras clave: | erotismo; feminismo; arte contemporânea. erotism; feminism; contemporary art |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | OLIVEIRA,Bianca Helena Santos. Eros e Elas: O erotismo por mulheres artistas na arte contemporânea brasileira. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44297 |
Fecha de defensa: | 19-nov-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Artes Visuais |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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