Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44286
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBaioco, Gabriel Henrique-
dc.date.accessioned2024-12-11T14:45:10Z-
dc.date.available2024-12-11T14:45:10Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationBAIOCO, Gabriel Henrique. A Mediação Nos Processos De Ensino-Aprendizagem De Língua Inglesa: Uma Investigação Histórico-Cultural. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44286-
dc.description.abstractThis study aims to investigate mediation in an English language teaching and learning material from a historical-cultural perspective. The research draws on Vygotsky (1984) concepts, particularly the principle of mediation, and Kumaravadivelu’s (2006) post-method pedagogy, which emphasizes pedagogical flexibility and adaptation to contextual needs. The analysis focused on a unit from the textbook “American Inside Out” (Kay; Jones, 2017) and aimed to identify modes of mediation within the proposed activities. The results indicate that, although the material provides a framework for English linguistic development, significant mediation and student agency heavily rely on the teacher's ability to adapt and contextualize the activities. It was also observed that, in the absence of explicit guidance to the possibility of textbook transformation, teachers might become dependent on the material, limiting the pedagogical potential of the lessons. Finally, considering such discussion and my experiences and teaching trajectory, an intervention is proposed to enhance the activities and foster more meaningful learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectmediaçãopt_BR
dc.subjectensino de línguaspt_BR
dc.subjectperspectiva histórico-culturalpt_BR
dc.titleA mediação nos processos de ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma investigação histórico-culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mazuchelli, Larissa Picinato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8890425787956158pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoldo, Ernesto Sérgio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4496372523574155pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leonardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7865306957193962pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar a mediação em um material didático de ensino-aprendizagem de língua inglesa a partir de uma perspectiva histórico-cultural. A pesquisa utiliza como base teórica os conceitos de Vygotsky (1984), especialmente o princípio da mediação, e se apoia na pedagogia do pós-método de Kumaravadivelu (2006), que valoriza a flexibilidade pedagógica e a adaptação às necessidades contextuais. A análise foi realizada em uma unidade do material didático “American Inside Out” (Kay; Jones, 2017), com foco na identificação dos modos de mediação presentes nas atividades propostas. Os resultados indicam que, embora o material ofereça uma estrutura para o desenvolvimento linguístico da língua inglesa, a mediação significativa e a agência dos alunos dependem amplamente da capacidade do professor de adaptar e contextualizar as atividades propostas. Observou-se, ainda, que, na ausência de uma orientação mais explícita para essas possibilidades de transformação do livro didático, os professores podem se tornar dependentes do material, o que limita o potencial pedagógico das aulas. Finalmente, a partir dessa discussão e de minhas experiências e trajetória de ensino, propõe-se uma intervenção prática para enriquecer as atividades e promover uma aprendizagem mais significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesapt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MediaçãoNosProcessos.pdfTCC1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons