Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44279
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-6219-989X
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Exercícios fisioterapêuticos para ganho de força muscular associados à educação em dor no paciente com dor persistente
Author: Ramos, Larissa Fernanda Gomes
Rodrigues, Paula Santos
First Advisor: Santos, Júlia Maria dos
First member of the Committee: Deloroso, Frederico Tadeu
Second member of the Committee: Nascimento, Luana Rocha
Third member of the Committee: Dutra, Pablo Henrique Batista
Fourth member of the Committee: Oliveira, Wanessa Silva de
Summary: Exercícios de fortalecimento muscular de moderada a alta intensidade são sugeridos como intervenção fisioterapêutica segura e eficaz para o tratamento de indivíduos que sofrem com dor crônica. Entretanto, fatores emocionais impactam diretamente a qualidade de vida desses indivíduos e podem afetar a evolução dentro de um programa de reabilitação. O objetivo do estudo foi avaliar se a associação da técnica de educação em dor (ED) ao fortalecimento muscular pode agregar ao tratamento fisioterapêutico. Nove voluntários foram tratados com exercícios de fortalecimento muscular na mecanoterapia, por um período de 8 semanas. Em cada sessão, foi abordado um aspecto da técnica de ED, baseado em tutorial previamente publicado. Foram utilizados como instrumentos de medidas antes e após as intervenções: a escala numérica de dor (END), o Inventário de Sensibilização Central (CSI) e os questionários de catastrofização sobre a dor (PCS), cinesiofobia (TAMPA) e de auto-eficácia sobre a dor (PSEQ-10). A normalidade foi verificada pelo teste de Shapiro-Wilk, seguido pelo teste t de Student para amostras dependentes. Houve significativa redução da dor ao término do tratamento assim como aumento dos índices de auto-eficácia. Também foi verificado redução nos escores de catastrofização e cinesiofobia. A associação da ED ao fortalecimento muscular contribuiu para a redução de escores emocionais/comportamentais importantes, que impactam diretamente sobre a evolução do tratamento e auto-manejo da dor. A partir do momento que o indivíduo compreende melhor sua condição clínica e mecanismos envolvidos, pode conseguir empreender mudanças comportamentais para alterar crenças disfuncionais e com isso, melhor controlar sua dor.
Keywords: dor crônica; fortalecimento muscular; educação em dor.
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: RAMOS, Larissa Fernanda Gomes; RODRIGUES, Paula Santos. Exercícios fisioterapêuticos para ganho de força muscular associados à educação em dor no paciente com dor persistente. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44279
Date of defense: 15-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Exercíciosfisioterapêuticosparaganho.pdfTCC220.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.