Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44271
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-2971-395X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A escolha de jogadores para equipes esportivas considerando os diferentes tipos de contratos possíveis: um estudo de múltiplos casos de times da conferência oeste da NBA
Título(s) alternativo(s): The choice of players for sports teams considering the different types of possible contracts: a multiple case study of teams from the NBA western conference
Autor(es): Bezzan, Artur Freire
Primeiro orientador: Santana, Élcio Eduardo de Paula
Primeiro membro da banca: Pereira, Vinícius Silva
Segundo membro da banca: Fagundes, André Francisco Alcântara
Resumo: O trabalho aborda a escolha de jogadores para equipes da NBA considerando diferentes tipos de contratos, com foco na conferência oeste da liga. O estudo explora como as equipes equilibram desempenho e custo para maximizar a competitividade dentro do teto salarial imposto pela NBA. A liga, organizada em conferências leste e oeste, conta com um sistema salarial flexível, que permite certa liberdade na renovação e aquisição de atletas. A pesquisa analisa a gestão de contratos e a influência das exceções salariais fundamentadas pelo acordo de negociação coletiva (CBA) que impõe todas as regras e normas trabalhistas da liga. Além disso, são destacadas as consequências de se exceder o limite salarial. A metodologia utiliza dados do site Spotrac.com e organiza as equipes em três grupos: sucesso, mediocridade e fracasso esportivo, comparando os tipos e números de contratos entre eles por meio uma base de dados disposta em planilhas eletrônicas. Os resultados mostram que contratos Free Agent – Bird e Rookie Scale são os mais expressivos entre times de sucesso, os quais tendem a gastar mais, porém o gasto excessivo não é sempre sinônimo de sucesso esportivo, como evidenciado pelo caso do Golden State Warriors. Em termos de contribuição prática, o estudo destaca que as franquias da NBA podem otimizar o uso do teto salarial, valorizando jogadores com contratos eficientes e ajustando estratégias contratuais conforme o desempenho. Isso pode inspirar melhorias na gestão de recursos e planejamento financeiro das equipes, não só dos Estados Unidos mas do Brasil também, possibilitando um ambiente de maior competitividade e eficiência financeira.
Palavras-chave: NBA; Contratos; Teto salarial; Free-Agency; Desempenho esportivo.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BEZZAN, Artur Freire. A escolha de jogadores para equipes esportivas considerando os diferentes tipos de contratos possíveis: um estudo de múltiplos casos de times da conferência oeste da NBA. 2024. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44271
Data de defesa: 13-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Artur_Freire_Bezzan.pdf356.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.