Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44258
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2026-11-25
Título: Reflexões acerca do cuidado psicológico oferecido a mulheres-mães que usam álcool e outras drogas: Relato de experiência de estágio
Autor(es): Andrade, Gabriela Santos de
Primeiro orientador: Pegoraro, Renata Fabiana
Primeiro membro da banca: Clemens, Juçara
Segundo membro da banca: Domingues, Letícia Felipe
Resumo: A gestação de mulheres que fazem uso de álcool e outras drogas pode ser permeada por violências, estigmatização e julgamentos, inclusive por parte dos serviços de saúde, o que pode prejudicar a sua adesão ao pré-natal. Neste contexto, o atendimento psicológico nas maternidades se torna fundamental para que essas mães recebam suporte para que vivam esse momento da melhor forma possível. O objetivo deste trabalho consiste em refletir, a partir da realização de um estágio profissionalizante, sobre a prática do psicólogo hospitalar inserido em equipe multiprofissional no atendimento a mulheres-mães usuárias de substâncias. O estágio profissionalizante ocorreu entre agosto/2023 e abril/2024 no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia no setor de Alojamento Conjunto da Maternidade e no Pronto Socorro Ginecológico e Obstétrico. A partir da leitura dos Diários de Campo escritos durante a realização do estágio, foram identificados atendimentos a três mulheres-mães entre 17 e 34 anos que fizeram uso de álcool e outras drogas durante a gestação e destacados três temáticas: (1) Atendimento a adolescente a partir de busca ativa e algumas reflexões éticas; (2) Suspeita de má-formação do bebê na primeira gestação; (3) Construção de vínculo e necessidade de cuidados após a alta. Discute-se não apenas o cuidado com as pacientes, mas também receios e inseguranças da psicóloga-estagiária e considera-se fundamental a comunicação entre os serviços de saúde para um cuidado mais próximo com a pessoa gestante desde o momento do pré-natal, tornando possível pensar, junto com a gestante, a Redução de Danos e a maternidade possível para aquela mãe levando-se em conta as condições biológicas, psicológicas e sociais de forma integrada e acolhedora.
Palavras-chave: Maternidade
Álcool e outras drogas
Atendimento Psicológico
Maternity
Alcohol and other drugs
Psychological care
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ANDRADE, Gabriela Santos de. Reflexões acerca do cuidado psicológico oferecido a mulheres-mães que usam álcool e outras drogas: Relato de experiência de estágio. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44258
Data de defesa: 25-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReflexõesAcercaCuidado.pdf
  Até 2026-11-25
TCC470.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.