Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44242
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A polinização em uma prática educativa em uma escola de Ituiutaba-MG
Autor(es): Baptista, Vitor André
Primeiro orientador: Pereira, Vanessa Suzuki Kataguiri
Primeiro membro da banca: Rocha, Lucas Matheus da
Segundo membro da banca: Sales, Tiago Amaral
Resumo: A utilização de aulas experimentais para o ensino de Ciências e Biologia é de extrema importância para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. A Base Nacional Comum Curricular - BNCC enfatiza a relevância do estudo de ecologia e suas vertentes para capacitar e habilitar os estudantes a serem mais críticos e conscientes. Tendo em vista essas análises, este trabalho objetivou uma dinâmica experimental com o intuito de explicar o fenômeno da polinização. Foi realizado uma prática educativa, na disciplina de Estágio Supervisionado III, sobre a importância da polinização, interação ecológica pertinente na natureza, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Ituiutaba-MG em abril de 2024. A prática experimental ocorreu no período de aula e aconteceu em três momentos: aula teórica, visita nas dependências da escola e aula laboratorial. A aula teórica abordou a polinização, nas dependências da escola os alunos observaram as plantas com flores e os insetos visitantes e no laboratório os alunos observaram o pólen no microscópio e um inseto para identificar os órgãos utilizados na polinização. Após a realização das atividades, os alunos foram submetidos a uma avaliação dialogada para verificar a efetividade da dinâmica. Os resultados demonstraram que a grande maioria dos alunos compreendeu a importância da polinização para a reprodução das plantas e a manutenção dos ecossistemas. Além disso, os alunos demonstraram grande interesse e engajamento nas atividades, o que indica a relevância da experimentação para uma aprendizagem significativa.
Abstract: The use of experimental classes for teaching science and biology is extremely important for student development and learning. The National Common Core Curriculum (BNCC) emphasizes the importance of studying ecology and its aspects in order to enable students to be more critical and aware. In view of these analyses, this work aimed to create an experimental dynamic to explain the phenomenon of pollination. As part of the Supervised Internship III course, an educational exercise was carried out on the importance of pollination, a relevant ecological interaction in nature, with 9th grade students at a state school in the city of Ituiutaba-MG in April 2024. The experimental practice took place during class time and was divided into three parts: a theoretical lesson, a visit to the school premises and a laboratory lesson. The lecture covered pollination, on the school premises the students observed flowering plants and visiting insects and in the laboratory the students observed pollen under a microscope and an insect to identify the organs used in pollination. After carrying out the activities, the students were subjected to a dialogical evaluation to check the effectiveness of the dynamics. The results showed that most students understood the importance of pollination for plant reproduction and the maintenance of ecosystems. In addition, the students showed great interest and engagement in the activities, which indicates the relevance of experimentation for meaningful learning.
Palavras-chave: Polinização; Prática educativa; BNCC; Estágio Supervisionado; Formação de Professores.
Pollinization; Educational practice; BNCC; Supervised Internship; Teacher Education.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BAPTISTA, Vitor André . A polinização em uma prática educativa em uma escola de Ituiutaba-MG . Universidade Federal de Uberlândia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas), Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44242
Data de defesa: Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A polinização em uma prática educativa.pdf1.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.