Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44242
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBaptista, Vitor André-
dc.date.accessioned2024-12-09T19:25:15Z-
dc.date.available2024-12-09T19:25:15Z-
dc.date.issued2024-11-
dc.identifier.citationBAPTISTA, Vitor André . A polinização em uma prática educativa em uma escola de Ituiutaba-MG . Universidade Federal de Uberlândia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas), Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44242-
dc.description.abstractThe use of experimental classes for teaching science and biology is extremely important for student development and learning. The National Common Core Curriculum (BNCC) emphasizes the importance of studying ecology and its aspects in order to enable students to be more critical and aware. In view of these analyses, this work aimed to create an experimental dynamic to explain the phenomenon of pollination. As part of the Supervised Internship III course, an educational exercise was carried out on the importance of pollination, a relevant ecological interaction in nature, with 9th grade students at a state school in the city of Ituiutaba-MG in April 2024. The experimental practice took place during class time and was divided into three parts: a theoretical lesson, a visit to the school premises and a laboratory lesson. The lecture covered pollination, on the school premises the students observed flowering plants and visiting insects and in the laboratory the students observed pollen under a microscope and an insect to identify the organs used in pollination. After carrying out the activities, the students were subjected to a dialogical evaluation to check the effectiveness of the dynamics. The results showed that most students understood the importance of pollination for plant reproduction and the maintenance of ecosystems. In addition, the students showed great interest and engagement in the activities, which indicates the relevance of experimentation for meaningful learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolinização; Prática educativa; BNCC; Estágio Supervisionado; Formação de Professores.pt_BR
dc.subjectPollinization; Educational practice; BNCC; Supervised Internship; Teacher Education.pt_BR
dc.titleA polinização em uma prática educativa em uma escola de Ituiutaba-MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Vanessa Suzuki Kataguiri-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0402720852973881pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Lucas Matheus da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2684055663213328pt_BR
dc.contributor.referee2Sales, Tiago Amaral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2295345372533795pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA utilização de aulas experimentais para o ensino de Ciências e Biologia é de extrema importância para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. A Base Nacional Comum Curricular - BNCC enfatiza a relevância do estudo de ecologia e suas vertentes para capacitar e habilitar os estudantes a serem mais críticos e conscientes. Tendo em vista essas análises, este trabalho objetivou uma dinâmica experimental com o intuito de explicar o fenômeno da polinização. Foi realizado uma prática educativa, na disciplina de Estágio Supervisionado III, sobre a importância da polinização, interação ecológica pertinente na natureza, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Ituiutaba-MG em abril de 2024. A prática experimental ocorreu no período de aula e aconteceu em três momentos: aula teórica, visita nas dependências da escola e aula laboratorial. A aula teórica abordou a polinização, nas dependências da escola os alunos observaram as plantas com flores e os insetos visitantes e no laboratório os alunos observaram o pólen no microscópio e um inseto para identificar os órgãos utilizados na polinização. Após a realização das atividades, os alunos foram submetidos a uma avaliação dialogada para verificar a efetividade da dinâmica. Os resultados demonstraram que a grande maioria dos alunos compreendeu a importância da polinização para a reprodução das plantas e a manutenção dos ecossistemas. Além disso, os alunos demonstraram grande interesse e engajamento nas atividades, o que indica a relevância da experimentação para uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A polinização em uma prática educativa.pdf1.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.