Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44239
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Representações de estudantes de Educação Física sobre o corpo de atletas com e sem deficiênci |
Autor(es): | Ribeiro, Gabriel de Azambuja Montandon |
Primeiro orientador: | Prado, Vagner Matias |
Primeiro membro da banca: | Villa, Thais |
Segundo membro da banca: | Bertoni, Sonia |
Resumo: | O presente trabalho, que se refere a uma pesquisa em nível de Trabalho de Conclusão de Curso, visou investigar qual a representação de estudantes ingressantes de um curso de Educação Física sobre o corpo de atletas com ou sem deficiência no esporte de alto rendimento. O objetivo foi analisar representações de estudantes de educação física da Universidade Federal de Uberlândia, ingressantes no ano de 2023, sobre o corpo de atletas com e sem deficiência no esporte de alto rendimento. A investigação seguiu a abordagem qualitativa e utilizou de duas imagens veiculadas por websites esportivos dos corpos de dois atletas de alto rendimento, um com e um sem deficiência, para que os estudantes definissem o que pensavam sobre as imagens com uma palavra ou expressão. Os dados foram analisados, com inspiração na Análise de Discurso de inclinação foucaultiana. Os resultados obtidos na pesquisa revelaram que os estudantes de Educação Física tendem a representar o corpo do atleta com deficiência, predominantemente, sob a perspectiva de superação, utilizando termos como “persistência”, “determinação” e “resiliência” para se referir a imagem que retrata o paratleta. Sobre a imagem do atleta típico, associaram-na com adjetivações de força, técnica e foco, afetas a ideia de desempenho. |
Abstract: | This article, which is part of a research project at the end of the course, aims to investigate the representations of students entering physical education about the bodies of athletes with and without disabilities in high-performance sport. The aim was to analyze the representations of physical education students at the Federal University of Uberlândia, entering in 2023, about the bodies of athletes with and without disabilities in high-performance sport. The research followed a qualitative approach and used two images published on sports websites of the bodies of two high-performance athletes, one with and one without a disability, so that the students could define what they thought about the images with a word or expression. The data was analyzed using discourse analysis with a Foucauldian slant. The results of the research show that physical education students tend to represent the disabled athlete's body predominantly from the perspective of overcoming, using terms such as “persistence”, “determination” and “resilience” to refer to the image that portrays the athlete. Regarding the image of the typical athlete, they associated it with adjectives such as strength, technique and focus, related to the idea of performance |
Palavras-chave: | educação física physical education esporte sport alto rendimento high performance corpo body disability deficiência |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | RIBEIRO, Gabriel de Azambuja Montandon. Representações de estudantes de Educação Física sobre o corpo de atletas com e sem deficiência. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44239 |
Data de defesa: | 11-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RepresentaçõesEstudantesEducação.pdf | TCC | 583.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.