Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44239
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Gabriel de Azambuja Montandon-
dc.date.accessioned2024-12-09T18:00:18Z-
dc.date.available2024-12-09T18:00:18Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Gabriel de Azambuja Montandon. Representações de estudantes de Educação Física sobre o corpo de atletas com e sem deficiência. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44239-
dc.description.abstractThis article, which is part of a research project at the end of the course, aims to investigate the representations of students entering physical education about the bodies of athletes with and without disabilities in high-performance sport. The aim was to analyze the representations of physical education students at the Federal University of Uberlândia, entering in 2023, about the bodies of athletes with and without disabilities in high-performance sport. The research followed a qualitative approach and used two images published on sports websites of the bodies of two high-performance athletes, one with and one without a disability, so that the students could define what they thought about the images with a word or expression. The data was analyzed using discourse analysis with a Foucauldian slant. The results of the research show that physical education students tend to represent the disabled athlete's body predominantly from the perspective of overcoming, using terms such as “persistence”, “determination” and “resilience” to refer to the image that portrays the athlete. Regarding the image of the typical athlete, they associated it with adjectives such as strength, technique and focus, related to the idea of performancept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.subjectphysical educationpt_BR
dc.subjectesportept_BR
dc.subjectsportpt_BR
dc.subjectalto rendimentopt_BR
dc.subjecthigh performancept_BR
dc.subjectcorpopt_BR
dc.subjectbodypt_BR
dc.subjectdisabilitypt_BR
dc.subjectdeficiênciapt_BR
dc.titleRepresentações de estudantes de Educação Física sobre o corpo de atletas com e sem deficiêncipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Vagner Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5401466231790767pt_BR
dc.contributor.referee1Villa, Thais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5743806127183717pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoni, Sonia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227136685437982pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, que se refere a uma pesquisa em nível de Trabalho de Conclusão de Curso, visou investigar qual a representação de estudantes ingressantes de um curso de Educação Física sobre o corpo de atletas com ou sem deficiência no esporte de alto rendimento. O objetivo foi analisar representações de estudantes de educação física da Universidade Federal de Uberlândia, ingressantes no ano de 2023, sobre o corpo de atletas com e sem deficiência no esporte de alto rendimento. A investigação seguiu a abordagem qualitativa e utilizou de duas imagens veiculadas por websites esportivos dos corpos de dois atletas de alto rendimento, um com e um sem deficiência, para que os estudantes definissem o que pensavam sobre as imagens com uma palavra ou expressão. Os dados foram analisados, com inspiração na Análise de Discurso de inclinação foucaultiana. Os resultados obtidos na pesquisa revelaram que os estudantes de Educação Física tendem a representar o corpo do atleta com deficiência, predominantemente, sob a perspectiva de superação, utilizando termos como “persistência”, “determinação” e “resiliência” para se referir a imagem que retrata o paratleta. Sobre a imagem do atleta típico, associaram-na com adjetivações de força, técnica e foco, afetas a ideia de desempenho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RepresentaçõesEstudantesEducação.pdfTCC583.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.