Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44223
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-5777-4832
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2026-11-19
Título: Consumo alimentar entre adolescentes brasileiros associado à comercialização de ultraprocessados nas escolas e nas proximidades: PeNSE 2019
Autor: Palhares, Giovana Oliveira
Primer orientador: Azeredo, Catarina Machado
Primer coorientador: Delfino, Heitor Bernardes Pereira
Primer miembro de la banca: Okada, Letícia Martins
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Jacyara Santos de
Resumen: Introdução: A disponibilidade de alimentos ultraprocessados no interior das escolas exerce influência significativa sobre os hábitos alimentares dos estudantes, com consequências nocivas à saúde. Objetivos: Analisar a comercialização de alimentos ultraprocessados nas escolas e sua associação com o consumo alimentar entre adolescentes brasileiros. Métodos: Utilizou-se a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2019 (PeNSE 2019) com 157.552 adolescentes de escolas públicas e privadas. Calculou-se a prevalência das características dos adolescentes e das escolas e a regressão logística para estimativas das associações de ter venda de alimentos ultraprocessados, categorizados em bolachas/biscoitos industrializados, guloseimas, sanduíches, salgadinhos de pacote, refrigerantes e outras bebidas açucaradas, nas cantinas das escolas com o consumo desses alimentos pelos adolescentes. Considerou-se o valor de p<0,05. Resultados: As escolas privadas apresentaram maior prevalência de cantinas com vendas de alimentos ultraprocessados [94,2% (IC 95%: 93,0% – 95,2%)], quando comparadas com as públicas [24,4% (IC 95%: 22,6% – 26,4%)]. A comercialização de refrigerantes nas cantinas esteve associada ao aumento do consumo dessas bebidas nas escolas de dependências pública e privada [OR: 1,25 (IC 95%: 1,06-1,46) e OR: 1,29 (IC 95%: 1,18-1,42), respectivamente]. Nas escolas privadas, a venda de ultraprocessados salgados (salgadinhos de pacote e biscoitos salgados) contribuiu para o maior consumo desses alimentos entre os estudantes [OR: 1,16 (IC 95%: 1,08-1,25)]. A presença de pontos alternativos de venda próximos às escolas não esteve associada ao consumo de alimentos ultraprocessados pelos escolares. Conclusão: A comercialização de alimentos ultraprocessados nas cantinas de escolas públicas e privadas pode contribuir para o consumo maior de refrigerantes e alimentos ultraprocessados salgados entre os adolescentes. Além da necessidade de intervenção mais eficaz para o controle dos tipos de alimentos comercializados no interior das escolas, a educação nutricional é a intervenção fundamental para a decisão em saúde e o consumo consciente dos alimentos.
Abstract: Introduction: The availability of ultra-processed foods on school canteens influences students’ eating habits and is related to harmful consequences for health. Objective: To assess the sale of ultra-processed food items in schools and its association with food consumption among Brazilian adolescents. Methods: We used data collected of 157.552 adolescents from the 2019 National School Health Survey (PeNSE 2019). We calculated the prevalence of adolescents’ and schools’ characteristics and performed logistic regression to estimate associations between the sale of ultra-processed foods (industrialized cookies, sweets, sandwiches, bagged salty snacks, sodas and other soft drinks) in school cafeterias and the consumption of these foods by adolescents. A p-value of <0.05 was considered significant. Results: The prevalence of cafeterias selling ultra-processed foods was higher in private schools [94.2% (95% CI: 93.0% – 95.2%)] than public schools [24.4% (95% CI: 22.6% – 26.4%)]. Having a cafeteria inside school selling soft drinks is associated with increased consumption of these beverages in both public and private schools [OR: 1.25 (95% CI: 1.06-1.46) and OR: 1.29 (95% CI: 1.18-1.42), respectively]. In private schools, the sale of salty ultra-processed foods (bagged salty snacks and salty crackers) contributed to a higher consumption of these foods among students [OR: 1.16 (95% IC: 1.08-1.25)]. The presence of ultra-processed foods’ sales near schools was not associated with the consumption of these foods by adolescents. Conclusion: The sale of ultra- processed foods in public and private schools may contribute to the increased consumption of soft drinks and salty ultra-processed foods among Brazilian adolescents. In addition to more effective interventions to control the types of commercialised foods in school cafeterias, nutritional education is the key intervention for promoting healthy decisions and conscious food consumption.
Palabras clave: ambiente alimentar escolar
consumo alimentar
alimentos ultraprocessados
adolescentes
school food environment
food consumption
ultraprocessed foods
adolescents
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PALHARES, Giovana Oliveira. Consumo alimentar entre adolescentes brasileiros associado à comercialização de ultraprocessados nas escolas e nas proximidades: PeNSE 2019. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44223
Fecha de defensa: 19-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Nutrição

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