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Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A arte como potencializadora no desenvolvimento de funções psicológicas superiores em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma revisão bibliográfica e relato de experiência.
Author: Silva, Ana Elisa de Freitas Machado
First Advisor: Buiatti, Viviane Prado
First member of the Committee: Cardoso, Mônica Rodrigues
Second member of the Committee: Rezende, Paula Cristina Medeiros
Summary: O presente trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica que explora os conceitos de Vigotski e a perspectiva histórico-cultural na relação com o desenvolvimento humano, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e arte. Junto a isso, descreve um relato de experiência de vivências durante a graduação de Psicologia, com enfoque em um estágio profissionalizante em Psicologia Escolar no projeto "Autismo, Arte e Cultura". A partir da leitura, o trabalho foi elaborado e dividido em três categorias de análise: TEA: características e políticas públicas; Abordagem histórico-cultural e o TEA; e, por fim, Encontro da Psicologia com a arte. O Transtorno do Espectro Autista refere-se a uma condição neurológica complexa que afeta o desenvolvimento do cérebro e se manifesta de diversas maneiras. Buscou-se construir um olhar diante da multiplicidade das manifestações do transtorno, singularidades que coexistem dentro de uma universalidade. Vigotski entende o desenvolvimento humano através das interações sociais, primeiramente em uma dimensão interpsicológica, para posteriormente existir em uma dimensão intrapsicológica e apresenta seus conceitos como mediação e zona de desenvolvimento proximal. Vale ressaltar que internalização e generalização são importantes para o entendimento da aprendizagem e do desenvolvimento das funções psicológicas superiores, processos estes que utilizam signos e ferramentas culturais que possibilitam a ampliação das formas de ser. Em seus estudos sobre a deficiência o autor aponta um olhar diante das potencialidades, entendendo que as barreiras sociais são um dos maiores obstáculos para a inclusão dos indivíduos. Alicerçado a isso, o trabalho no viés de Vigotski aponta a arte como objeto cultural mediador voltado à humanização para reflexão dos sentimentos e desenvolvimento psíquico. Assim, na prática relatada, a arte é explorada como instrumento para a psicologia no trabalho com crianças com TEA, demonstrando a sua importância para o desenvolvimento das suas funções psicológicas superiores e aprendizagem. Nessa perspectiva, o estudo respondeu aos questionamentos de como a abordagem histórico-cultural e os estudos de Vigotski se relacionam com a inclusão de pessoas com TEA; e quais são as indagações do autor sobre a arte e as contribuições desse instrumento para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Conclui-se que a arte pode propiciar a ampliação da consciência e das formas de ser como uma ferramenta potente para a atuação da Psicologia com indivíduos com TEA na medida em que propicia o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e pode ser utilizada nos diversos ambientes.
Abstract: The present study was carried out by means of a bibliographical research that explores Vigotsky's concepts and the cultural-historical perspective within the relationship with human development, Autism Spectrum Disorder (ASD) and art. It also describes a report of experiences during the Psychology Graduation Course, focusing on a professional internship in School Psychology in the "Autism, Art and Culture" project. Based on the reading, the study was prepared and divided into three categories of analysis: ASD: characteristics and public policies; Historical-cultural approach and ASD; and finally, Meeting of Psychology and Art. Autism Spectrum Disorder refers to a complex neurological condition that affects the development of the brain and manifests itself in different ways. We tried to build a perspective on the multiplicity of manifestations of the disorder, singularities that coexist within a universality. Vigotski understands human development through social interactions, firstly in an interpsychological dimension to later exist in an intrapsychological dimension. His concepts such as mediation, zone of proximal development, internalization and generalization are important to understand learning and the development of psychological superior functions processes which use cultural signs and tools that enable the expansion of ways of being. In his studies on disability, the author highlights the potential understanding that social barriers are one of the biggest obstacles to the inclusion of individuals. Based on this, Vigotski's perspective considers art as a mediating cultural object aimed at humanization for the reflection of feelings and psychic development. Thus, in the reported practice, art is explored as an instrument for psychology while working with children with ASD, demonstrating its importance for the development of their higher psychological functions and learning. From this perspective, the study answered the questions on how the cultural historical approach and Vigotski’s studies relate to the inclusion of people with ASD, the author's questions about art and the contributions of this tool to the development of higher psychological functions. We come to the conclusion that art can promote the expansion of consciousness and ways of being as a powerful tool for psychology to work with individuals with ASD as it promotes the development of higher psychological functions and can be used in different environments.
Keywords: Arte
Art
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autism Spectrum Disorder(ASD)
Vigotski
Vigotski
funções psicológicas superiores
higher psychological functions
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Ana Elisa de Freitas Machado. A arte como potencializadora no desenvolvimento de funções psicológicas superiores em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma revisão bibliográfica e relato de experiência, 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44213
Date of defense: 11-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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